São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRODUTOS E IDÉIAS QUE SAÍRAM DA FGV

CINCO CRIAÇÕES QUE FORAM SUCESSO
1.CONSÓRCIO
O consórcio de preço ponderado foi uma idéia do professor Isidoro Macedo. Até 1964 o esquema impedia que o participante saísse do grupo. Macedo propôs que o consorciado pudesse antecipar mensalidades e dar lances.
2.CARTÃO DE CRÉDITO
O primeiro cartão com estrutura de atendimento em todo o país foi criação de Murilo Adelson Alves Terra, nos anos 60, para o Banco Nacional. Terra havia se formado na Eaesp. Hoje é o presidente do Diner's na Indonésia.
3.MARKETING DIRETO
Ex-aluno da Eaesp, Eduardo Souza Aranha abriu em 76 a primeira agência no país especializada em marketing direto (divulgação personalizada de produtos/serviços e com retorno ao consumidor), a Consuma.
4.TRAINING
Em 79, os estudantes Carla Bardaro, Miriam Americano Saintive e Ricardo Ferreira criaram uma roupa confortável, meio-termo entre o pijama e a roupa de sair. Batizaram com a marca Pielle e fabricaram 120 peças. Esqueceram de registrar a marca.
5.MAIONESE TEMPERADA
A idéia de fabricar maionese com sabores diversos surgiu de um trabalho de alunos. Hoje existem várias marcas que trazem a mesma concepção.

INÉDITOS NA GAVETA
COLORECA
Tintas para brincadeiras infantis concebidas por um grupo de alunos em 87. Seriam feitas com ingredientes comestíveis e não-tóxicos, e aromas de frutas. Os estudantes preferiram não acrescentar sabores para desestimular as crianças a levar outros tipos de tintas à boca.
COADOR DE CAFÉ PARA DOSES ÚNICAS
Em 88, um grupo decidiu criar um coador de café descartável, para doses únicas. Segundo Monica Bresser Epperlein, que participou da equipe, o coador teria o mesmo tamanho de uma caneca para que o usuário pudesse controlar a quantidade desejada. A economia de pó de café seria outra vantagem.
RALO FÁCIL
Ralo descartável para ser acoplado às pias de cozinha. Evitava o contato com detritos presos no ralo convencional. Foi desenvolvido em parceria com a Kentinha, do ramo de embalagens descartáveis. O custo de desenvolvimento inviabilizou o projeto.
TAPE-WALKMAN
Walkman que poderia ser acoplado ao sistema de som dos carros. Evitaria o arrombamento do veículo e também o incômodo de carregar a "gaveta". O usuário desligaria o plug e carregaria seu walkman.
AÇÚCAR ESPECIAL
De consistência semelhante à do açúcar cristal, o "Doce Vida" vinha em caixinha longa-vida. Foi apresentado em junho de 82 por cinco alunos e comercializado no supermercado Santa Luzia, de São Paulo. O projeto foi vendido para a Usina Esper.

Texto Anterior: Eaesp cria produtos e influencia empresas
Próximo Texto: Alunos dão assessoria antes se formar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.