São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994 |
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PRODUTOS E IDÉIAS QUE SAÍRAM DA FGV CINCO CRIAÇÕES QUE FORAM SUCESSO 1.CONSÓRCIO O consórcio de preço ponderado foi uma idéia do professor Isidoro Macedo. Até 1964 o esquema impedia que o participante saísse do grupo. Macedo propôs que o consorciado pudesse antecipar mensalidades e dar lances. 2.CARTÃO DE CRÉDITO O primeiro cartão com estrutura de atendimento em todo o país foi criação de Murilo Adelson Alves Terra, nos anos 60, para o Banco Nacional. Terra havia se formado na Eaesp. Hoje é o presidente do Diner's na Indonésia. 3.MARKETING DIRETO Ex-aluno da Eaesp, Eduardo Souza Aranha abriu em 76 a primeira agência no país especializada em marketing direto (divulgação personalizada de produtos/serviços e com retorno ao consumidor), a Consuma. 4.TRAINING Em 79, os estudantes Carla Bardaro, Miriam Americano Saintive e Ricardo Ferreira criaram uma roupa confortável, meio-termo entre o pijama e a roupa de sair. Batizaram com a marca Pielle e fabricaram 120 peças. Esqueceram de registrar a marca. 5.MAIONESE TEMPERADA A idéia de fabricar maionese com sabores diversos surgiu de um trabalho de alunos. Hoje existem várias marcas que trazem a mesma concepção. INÉDITOS NA GAVETA COLORECA Tintas para brincadeiras infantis concebidas por um grupo de alunos em 87. Seriam feitas com ingredientes comestíveis e não-tóxicos, e aromas de frutas. Os estudantes preferiram não acrescentar sabores para desestimular as crianças a levar outros tipos de tintas à boca. COADOR DE CAFÉ PARA DOSES ÚNICAS Em 88, um grupo decidiu criar um coador de café descartável, para doses únicas. Segundo Monica Bresser Epperlein, que participou da equipe, o coador teria o mesmo tamanho de uma caneca para que o usuário pudesse controlar a quantidade desejada. A economia de pó de café seria outra vantagem. RALO FÁCIL Ralo descartável para ser acoplado às pias de cozinha. Evitava o contato com detritos presos no ralo convencional. Foi desenvolvido em parceria com a Kentinha, do ramo de embalagens descartáveis. O custo de desenvolvimento inviabilizou o projeto. TAPE-WALKMAN Walkman que poderia ser acoplado ao sistema de som dos carros. Evitaria o arrombamento do veículo e também o incômodo de carregar a "gaveta". O usuário desligaria o plug e carregaria seu walkman. AÇÚCAR ESPECIAL De consistência semelhante à do açúcar cristal, o "Doce Vida" vinha em caixinha longa-vida. Foi apresentado em junho de 82 por cinco alunos e comercializado no supermercado Santa Luzia, de São Paulo. O projeto foi vendido para a Usina Esper. Texto Anterior: Eaesp cria produtos e influencia empresas Próximo Texto: Alunos dão assessoria antes se formar Índice |
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