São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preso morre em tentativa de fuga em SP

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Um preso morreu e outro ficou ferido durante uma tentativa de fuga, anteontem à noite, no 33º DP (Distrito Policial), em Pirituba (zona norte de São Paulo).
Segundo a polícia, a tentativa ocorreu por volta das 22h30. O preso Aloísio de Jesus, 28, conseguiu serrar as grades de sua cela e tentou capturar o carcereiro Marcus Aurelius Gomes, como refém.
Gomes havia entrado no pátio da carceragem para fazer vistoria de rotina quando foi surpreendido por Jesus e outros 15 presos.
Um investigador –cujo nome não foi revelado– percebeu a tentativa, abriu a porta de aço do pátio e, armado, disparou contra Jesus. O preso foi atingido na cabeça e morreu na hora.
Outro preso foi atingido de raspão no braço e não corre risco de vida. Após disparar, o investigador conseguiu resgatar o carcereiro Gomes e trancar a porta do pátio.
Os presos passaram então a arrombar a porta das outras cinco celas. Os 96 detentos saíram e ameaçaram depredar as celas.
Segundo o delegado Edivaldo Faria, 50, o motivo da tentativa de fuga foi a superlotação da carceragem do DP.
Foi chamado reforço policial ao Ditrito Policial. A situação só foi controlada às 5h de ontem.
Faria afirma que a média de ocupação das celas no 33º DP é de cem presos, embora a capacidade seja de, no máximo, 40.
"Semana sim, semana não, há uma tentativa de fuga aqui", declarou o delegado.
Turnos para dormir
O delegado Faria estima que somente este ano ocorreram entre 10 e 15 tentativas de fuga no 33º DP. Ele afirma não ter cálculos de quantas presos fugiram desde janeiro deste ano.
No 33º DP existem cinco celas, cada uma com 14 metros quadrados, incluindo o banheiro. Em média, em cada cela ficam 20 presos.
A reportagem tentou falar com os presos, mas não obteve autorização. A Folha apurou que, para dormir, os presos se revezam em turnos: enquanto alguns dormem, outros ficam em pé.
Em pelo menos duas celas, presos dormem no chão do banheiro, apesar da umidade.
No 33º DP só há condenados por roubo a mão armada e por tráfico de entorpecentes.

Texto Anterior: Em tempo de eleição
Próximo Texto: Grupo metralha delegacia no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.