São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teoria sugere nova causa à hipertensão

JULIO ABRAMCZYK
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Talvez a principal notícia do 12º Congresso Mundial de Cardiologia, em Berlim, seja a boa aceitação de uma teoria que explica a causa da hipertensão.
Salvador Moncada, da Fundação Wellcome (Reino Unido), ao proferir uma das principais conferências do congresso, falou sobre a ação do óxido nítrico –uma substância produzida na parede dos vasos sanguíneos (endotélio).
Para Moncada, que desde 1987 estuda a substância e é autor da hipótese de sua relação com a hipertensão, o óxido nítrico controla o relaxamento da parede dos vasos sanguíneos.
A dificuldade na produção do óxido nítrico pelo endotélio levaria, segundo o pesquisador, as artérias a manter uma contração permanente, que aumentaria a pressão arterial.
A cardiologia infantil também mostrou avanços. Para o cardiologista pediátrico Andrew Redington, do Reino Unido, novas técnicas implantadas nos últimos cinco anos poderão reduzir as cirurgias cardíacas em crianças, prevenindo a deterioração do músculo cardíaco.
Pequenos tubos são levados ao coração a partir dos vasos sanguíneos das pernas. Eles contêm desde pequeníssimos balões infláveis até estruturas especiais em forma de espiral ou guarda-chuva. Servem para desobstruir áreas ocluídas ou para obstruir áreas abertas. Para Redington, a técnica empregada é segura, tendo sido observadas poucas complicações.
O evento é o maior congresso médico já registrado na Europa, com 15 mil participantes. É também um dos congressos cuja comissão de seleção mais rejeitou trabalhos apresentados para debates. Dos 7.791 trabalhos enviados para avaliação, 31% (2.404) foram aceitos.
O Brasil participou igualmente da média mundial de rejeição. Dos 104 trabalhos enviados, foram aceitos 34 (32%), a maior parte deles (17) do Instituto do Coração da USP/Incor, em São Paulo.

Texto Anterior: Fuvest recebe poucas matrículas no 1º dia
Próximo Texto: Escola move ação contra MP das mensalidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.