São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção é o mais versátil entre cursos de engenharia

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

A produção é a mais diferente das engenharias. Ela trabalha com a interação de pessoal, materiais, equipamentos e processos dentro de uma empresa.
Um engenheiro de produção pode atuar em variadas áreas, tanto na industrial como no setor de serviços, qualquer parte que necessite de planejamento e coordenação.
Nas carreiras tradicionais, como mecânica, civil e elétrica, o ensino da tecnologia é priorizado.
Na engenharia de produção é dada maior importância à metodologia, para ser aplicada em qualquer área das engenharias.
"É muito comum a confusão com os cursos de engenharia de produção e administração. Não se pode confundir o curso de administração com engenharia de produção", afirma Miguel Cezar Santoro, professor-doutor do Departamento de Produção, da Escola Politécnica da USP.
Para Santoro, há uma diferença fundamental entre os dois cursos: "Um administrador aprende a administrar um sistema de produção, já um engenheiro de produção aprende a projetar este mesmo sistema. Além disso, este profissional tem um raciocínio muito mais apurado, devido às disciplinas básicas de engenharia dos três primeiros anos".

Texto Anterior: GUARDE O CALENDÁRIO DAS PRINCIPAIS PARTICULARES
Próximo Texto: CONHEÇA O CURSO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.