São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos criam técnica para olhar interior de artérias coronárias

JULIO ABRAMCZYK
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

No 12º Congresso Mundial de Cardiologia, que termina hoje, em Berlim, foi apresentado um método que permite visualizar o interior das artérias coronárias (as que irrigam o músculo do coração).
Chamado de angioscopia das coronárias, o sistema é composto por 3.000 fibras ópticas que, juntas, têm diâmetro menor que um fio de cabelo.
Essas fibras, ligadas a uma fonte de luz, permitem a visualização e o registro em um sistema de vídeo de, por exemplo, trombos (entupimentos) e lesões na camada interna da artéria.
Segundo pesquisadores da Universidade Erasmus, em Roterdã (Holanda), o método permite ainda detectar trombos não assinalados por exames de rotina, comuns em pacientes com angina.
Em outra investigação, Ahvie Herskowitz, do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, concluiu que pessoas portadoras do HIV podem apresentar problemas cardíacos.
No início da epidemia da Aids, uma doença cardíaca era considerada uma forma rara de manifestação da infecção pelo HIV.
O médico investigou 174 pacientes por dois anos e verificou que 15% deles apresentaram problemas cardíacos.
Um outro projeto, internacional, revelou que homens finlandeses sofrem infartos fatais com frequência 12 vezes maior que os chineses. O estudo, coordenado por Hugh Tundall (Reino Unido), comparou a frequência de infartos em 21 países.

Texto Anterior: Arquipélago paraense vai a leilão em SP
Próximo Texto: Supermercados levam multa por falta de higiene
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.