São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Vôlei feminino valoriza a defesa

ROBERTO MACHADO
DA SUCURSAL DO RIO

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho, disse ontem que a vitória da equipe no Grand Prix de 94 se deve ao novo esquema de jogo, que valorizou a recepção e a defesa.
Para ele, "faz parte da cultura brasileira buscar sempre o ataque e descuidar da defesa".
Bernardinho avalia que, além do Brasil, Cuba, China e Rússia são os favoritos para o Mundial, em outubro no Brasil.
A seleção brasileira, que venceu o Grand Prix realizado na China, desembarcou ontem no Rio. O torneio é a versão feminina da Liga Mundial masculina.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Carlos Arthur Nuzman, Bernardinho "traçou a estratégia correta". "Ele escolheu as atletas, montou a equipe e definiu um padrão de jogo", disse Nuzman.
Em seis torneios internacionais disputados este ano, o Brasil venceu cinco.
Fernanda Venturini, 23, eleita a melhor jogadora do torneio, está confiante na conquista do campeonato mundial. "O time já atingiu 80% do potencial e no Mundial estaremos 100%", afirmou.
Na final do Grand Prix, sábado passado em Xangai, a seleção brasileira venceu a japonesa por 3 a 1. Antes, o Brasil vencera Cuba por 3 a 2 e China por 3 a 1.
O jogo contra Cuba foi considerado o mais difícil pelas jogadoras brasileiras. "Elas são técnicas e têm força", afirmou Hilma, 22, considerada a melhor jogadora de defesa do torneio.
Na caminhada rumo ao título do Grand Prix, o Brasil derrotou ainda Holanda, Peru, Itália e Rússia. A conquista do título valeu US$ 250 mil de premiação, que serão divididos pela delegação.

Próximo Texto: Bernardinho aponta falhas no time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.