São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Reforma antecipa; ponto vital; Vontade política; Aos sussuros; Empurrão; Soando o alarme; Catalisador; Batendo bumbo; Missão intrépida; Chovendo no molhado

Reforma antecipada
Itamar já sinalizou para FHC que aceita bancar uma proposta de reforma tributária do tucano, para ser enviada ainda este ano ao Congresso, caso o candidato do PSDB seja eleito já no 1º turno.

Ponto vital
A alternativa a uma reforma tributária neste ano será a mudança do ano fiscal de janeiro/dezembro para julho/junho. Só a contragosto os tucanos a farão, tal o transtorno que a medida provocará na contabilidade das empresas em geral.

Vontade política
Tucanos com experiência parlamentar avaliam que dificilmente o Congresso deixará de aprovar uma reforma pedida pelo presidente eleito. O maior incentivo a isto é o poder do novo presidente de nomear para cargos no governo.

Aos sussurros
Aliados de Itamar no Congresso concordam com a idéia de aprovar ainda esse ano a reforma tributária. Caso contrário, dizem, FHC perderá um ano. Mas ressaltam que não se deve falar nisso agora, para evitar o "já ganhou".

Empurrão
O governo espera votar o Orçamento de 94 no Congresso na semana após a eleição. Avalia que, livres das pressões das bases, os parlamentares não farão tanta questão de suas emendas e o projeto original poderá ser aprovado.

Soando o alarme
Líderes governistas no Congresso já preparam o discurso para convencer os colegas a votarem o Orçamento: sem a aprovação, o governo não terá mais como gastar e poderá até mesmo ser forçado a declarar calamidade pública.

Catalisador
Dirigentes do PT diziam ontem que o governo federal conseguiu um feito inédito: unir as quatro centrais sindicais numa reunião para discutir salários e greve. O encontro foi em São Bernardo.

Batendo bumbo
O grupo de Juiz de Fora e amigos de Itamar no Congresso passaram o dia ontem comemorando os aplausos ao presidente anteontem no Rio. Quem não estava lá recebeu relato detalhado pelo telefone.

Missão intrépida
Ex-ministro da Justiça, Maurício Corrêa visitou FHC no comitê e pediu apoio para sua pretensão de assumir uma vaga no STF. Aproveitou a conversa para lamentar a cassação da candidatura de Humberto Lucena (PMDB-PB).

Chovendo no molhado
Há alegria no PT com algumas prévias eleitorais recebidas pelo partido. O problema é que foram feitas em lugares onde a liderança de Lula não surpreende: fábricas do ABC paulista e a Faculdade de Ciências Sociais da USP.

Próximo Texto: Outra pedra; Quebra-cabeça; Reação tardia; Marcação cerrada; No campo inimigo; Radar; Termômetro escolhido; Visita à Folha; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.