São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos consolidam votos

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

A intenção de voto espontânea em Lula cresceu proporcionalmente em relação àqueles eleitores que dizem votar no petista quando a pergunta é estimulada por um cartão, entre as duas últimas pesquisas Datafolha.
Na pesquisa de 29 e 30 de agosto, Lula tinha 14% de votos espontâneos e 23% de votos estimulados. Em 9 de setembro, ele continuou com o mesmo índice na estimulada, mas seu percentual na espontânea foi para 16%. Ou seja: aumentou a "cristalização" do voto no candidato do PT.
60% de seus votos estimulados estavam "cristalizados" em 29 e 30 de agosto. Esta taxa foi a 70% em 9 de setembro.
O mesmo ocorreu com a intenção de voto em Fernando Henrique. Sua "cristalização" passou de 60% para 64% no mesmo período.
Os dados mostram que a estratégia de reta final da campanha do PT, baseada em grandes centros e regiões com maior densidade eleitoral, não está aumentando a intenção de voto em Lula, mas conseguiu, ao menos, solidificar os votos que ele já tinha.
Tanto é que o perfil do voto espontâneo em Lula está mais concentrado nas regiões metropolitanas (19%) do que no interior (14%) e mais nas grandes cidades (18%) do que nas pequenas (13%).

Texto Anterior: A AGENDA DOS CANDIDATOS
Próximo Texto: Eleitores estão mais distantes dos partidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.