São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analista de sistemas desaparece no mar

AURELIANO BIANCARELLI

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um mistério envolve o naufrágio de um cargueiro grego ocorrido no último dia 3 no Atlântico Sul, a cerca de 3.400 km da costa brasileira (veja quadro ao lado).
A Marinha do Brasil –que realiza as buscas– ainda não encontrou destroços do navio nem sinais dos 24 tripulantes, que têm nacionalidades grega e paquistanesa.
Entre os desaparecidos está o grego Jean Damascene, 45, morador em São Paulo há 15 anos, casado com uma paulistana e pai de dois filhos pequenos.
Ele é analista de sistemas, com mestrado na Inglaterra e doutorado na FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP.
A mulher de Damascene, a professora Neide Michellan Kiuranis, teme que as buscas sejam interrompidas. "Eles devem estar vivos em algum lugar. Por favor, não os abandonem", ela pede.
Damascene viajava no navio Iron Antonis reparando os computadores de bordo. Estava a serviço temporário da Sea Coral Marithims, empresa grega proprietária do Iron, que tem bandeira cipriota.
O Iron é um dos mais antigos e maiores cargueiros do mundo em atividade. O navio seguia do Brasil para a China, onde seria vendido.
Saiu do porto de Vitória (ES) no último dia 28 transportando 147 mil toneladas de minério de ferro.
No dia 3, um navio de Malta recebeu um pedido de socorro do Iron. "Eles diziam que havia uma rachadura no casco e que teriam de deixar o navio", disse Antonio Antoniates, comandante do navio maltês que atracou há quatro dias em Itajaí (SC).
No dia 4, a Sea Coral informou a família de Damascene em São Paulo que o navio sofrera um acidente e que os tripulantes se encontravam em balsas salva-vidas.

Texto Anterior: Usinas funcionam em SP há 40 anos
Próximo Texto: Marinha diz manter busca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.