São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violência na TV entorpece a criançada

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

A Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) acaba de publicar um estudo estarrecedor, do qual se conclui que os pais deveriam levantar as mãos aos céus se, em vez de ver televisão, os filhos optassem por, quiçá, se entupir de maconha.
Calma, eu explico: a Saint Paul's School, Escola Britânica de São Paulo (onde outrora estudavam os rebentos da comunidade estrangeira de São Paulo e que, hoje, depois da debandada de funcionários gringos das multinacionais, educa os filhos da grã-finada paulistana), enviou aos pais dos alunos, no último dia 8, um comunicado com dados significativos sobre a tal pesquisa feita pela academia de pediatras americanos.
Reproduzo aqui um trecho do comunicado para que o leitor que procriou se conscientize dos danos que aquela reluzente Trinitron que ele namora na vitrine do Mappin pode causar à formação da petizada: "Seguida da família, a televisão é provavelmente a influência mais forte no desenvolvimento da criança em nossa sociedade. A criança vê uma média de três a cinco horas de TV por dia. Aos 18 anos, o jovem terá passado, em média, dois anos de sua vida diante da TV".
Você está sentado? Pois lá vem a bomba: A AAP concluiu que, realmente, "a exposição a programas violentos pode aumentar a tendência da criança para a agressividade."
Lembro de ter ouvido falar no tema televisão vis-à-vis violência em um dos tantos almoços molengos que meu amigo mecenas Kim Esteve oferece a todo e qualquer artista forasteiro que baixa na cidade.
Um sujeito caiu na bobeira de dizer a meu gentleman preferido, David Zingg, que não é a TV, mas a vida que é violenta, uma vez que até os doces "cartoons" de Tom & Jerry podem servir como manual para o aprendiz de exterminador do futuro.
David retaliou com sua costumeira elegância: "Bullshit! A violência na TV entorpece a criançada!"
Não tenho idéia dos métodos usados no estudo, mas suspeito que tanto a AAP quanto David estejam cobertos de razão.
No entanto, essa conclusão pode levar anos para ser digerida. Na última quinta, o canal a cabo HBO exibiu "O Exterminador do Futuro 2" às 16h. Sei disso, porque um meu amigo de 7 anos viu e me contou.

Texto Anterior: Cada usina vai custar US$ 150 mi à prefeitura
Próximo Texto: Só quero chocolate ;Cajadada ;Bedrock
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.