São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A Viagem detona explosão espírita

IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A novela das 19h da Globo, "A Viagem", está detonando um boom espírita em São Paulo. Segundo a autora Ivani Ribeiro, praticante da religião, "esse era um dos meus objetivos ao escrever a novela".
O presidente da Federação Espírita de São Paulo, Teodoro Lausi Sacco, aprova a divulgação, ainda que a novela traga certos exageros. "Sentimos um fenômeno semelhante quando o filme 'Ghost' fez sucesso, mas não se compara com o que acontece agora", diz.
O maior exemplo do aumento de interesse pela religião é a procura por centros espíritas.
"Há um ano, recebíamos de 3.000 a 5.000 visitantes por semana. Hoje, esse número chega a 7.000", conta Zíbia Gasparetto, diretora do Centro Espírita Os Caminheiros em São Paulo.
Em pesquisa realizada pelo Datafolha na última Bienal do Livro, "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, foi apontado como o quarto mais lido. Kardec, mentor da religião, ficou atrás apenas de Paulo Coelho e Fernando Morais.
Livrarias especializadas têm registrado aumento de vendas. A Allan Kardec Editora, por exemplo, vendeu 50% a mais de livros em agosto. A Nosso Lar teve um crescimento de 20%.
Pegando carona no sucesso da novela, o diretor Hamilton Saraiva estreou a peça espírita "Fim, Começo de Tudo", no teatro Célia Helena, na semana passada. "Claro que queremos aproveitar esta oportunidade", admite Saraiva.
A televisão também não escapou do boom. Apresentado pela atriz Norma Blum, o programa espiritualista "Terceiro Milênio" estreou há um mês na Rede Mulher, canal 42 UHF.
Norma, no entanto, considera "A Viagem" como "mais uma das consequências de um despertar coletivo e não como uma causa".
Ivani Ribeiro lembra que o mesmo fenômeno aconteceu na primeira vez que a novela foi ao ar, há 19 anos. "Foi tudo exatamente igual", diz.

Texto Anterior: 'Barrados' sem data de volta; Stanislaw pode virar seriado; Carlos Menem dá bolo em Xuxa; 'A Viagem' estréia em Portugal; Daniela cogita novo programa; Promoção da MTV com o rei; Atores da TVE vão à Justiça; Regina Duarte grava 'Incidente'
Próximo Texto: Ator ateu interpreta médium na novela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.