São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anos 90 exigem mais versatilidade

JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O vôlei vem evoluindo graças às diferentes escolas criadas nos países. Todas as seleções que inovaram conseguiram resultados.
No Brasil, com a criação da seleção juvenil masculina, que foi uma seleção quase permanente, surgiu uma nova geração no vôlei.
Após 1980, aconteceu o grande "boom" do vôlei brasileiro e foi essa geração que começou a criar uma escola brasileira de vôlei.
Ao mesmo tempo, os EUA começaram uma nova escola, partindo diretamente para a especialização, com dois jogadores específicos de meio, além de introduzirem a estatística com computadores de uma forma muito mais eficaz.
No Brasil já existia essa escola da versatilidade, que é a marca registrada do nosso vôlei. E dentro dessa característica cada técnico colocou sua forma de pensar.
Hoje, as seleções de todo o mundo buscam cada vez mais a evolução da forma de saque e a versatilidade no ataque.
A evolução no vôlei moderno é muito rápida. Não considero que o Brasil esteja à frente de outras seleções, e este Mundial da Grécia pode ser uma prova disso.

Texto Anterior: Talento individual se destaca nos 80
Próximo Texto: 1895
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.