São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1949

Em Praga, capital da então Tchecoslováquia (na atual República Tcheca), é realizado o 1º Campeonato Mundial de Vôlei. O torneio, porém, só contempla a categoria masculina. O time da então União Soviética, hoje em dia extinta, conquista o título. A versão feminina é organizada logo depois em Moscou. As soviéticas repetem o feito do masculino e também conquistam o primeiro lugar.

1951
A Confederação Brasileira de Desportos promove o 1º Campeonato Sul-Americano de Vôlei, disputado no Ginásio do Fluminense Futebol Clube, no Rio de Janeiro. O Brasil ganha o título no masculino e no feminino. Um ano mais tarde, acontece o 2º Mundial Masculino, realizado em Moscou. A União Soviética termina em primeiro lugar, seguida da Tchecoslováquia e da Bulgária.

1954
No dia 9 de agosto é criada a Confederação Brasileira de Vôlei, que teve como seu primeiro presidente Denis Hatthaway. Em 1956, o Brasil participa pela primeira vez do Mundial Masculino, já em sua terceira edição. A seleção brasileira termina em 11º lugar. A Tchecoslováquia fica com a medalha de ouro, quebrando a hegemonia da União Soviética, vencedora dos dois primeiros torneios.

1960
Acontece no Rio de Janeiro o 4º Mundial Masculino. A União Soviética leva o ouro. A seleção brasileira termina em quinto lugar. Dois anos mais tarde, em Sófia, Bulgária, o vôlei é aceito como esporte olímpico. Surge a manchete. No mesmo ano acontece em Moscou o 5º Mundial Masculino. Os soviéticos confirmam a recuperação da hegemonia no esporte e levam o título. A seleção brasileira fica em 10º lugar.

Texto Anterior: Precursores ainda vivem em torno do vôlei
Próximo Texto: 1964
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.