São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença causa envelhecimento

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

A família da dona de casa Maria José dos Santos Barbosa, 34, envelheceu antes do tempo.
Ela aparenta ter mais de 60 anos. O filho mais velho, Antonio, 13, aparenta ter 70 e Adriano, 11, parece ter ainda mais.
O filho mais novo de Maria José, Flaviano, tem o mesmo problema e um rosto de uma pessoa de 50 anos.
Os quatro têm uma doença rara denominada síndrome da cutis-laxa, que provoca envelhecimento precoce, segundo o geneticista da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) José Arnaldo Tavares.
A doença na família de Maria José foi descoberta há oito anos, quando Luciano e Adriano foram internados com pneumonia em um hospital de João Pessoa.
A síndrome da cutis-laxa deixa a pela do corpo frouxa, como na velhice. Segundo Tavares, a doença tem causa genética e é incurável.
O geneticista afirmou que poderia ser feita uma cirurgia plástica, que tornaria as feições normais por um certo tempo, mas seria uma solução temporária. Os efeitos da doença voltariam a aparecer.
No início deste ano, Maria José teve mais um filho com a doença, que viveu por um mês. Ela fez laqueadura para não ter mais filhos. Maria José se diz conformada com a doença.
Ela teve ao todo 12 filhos. A metade morreu. Três não têm a doença. O marido, Severino Francisco da Silva, 38, também não.
A família é pobre e mora em um casebre na periferia de Mamanguape (56 km ao norte de João Pessoa). O pai está desempregado e a mãe fica em casa com os filhos mais novos. Os maiores ficam na rua, pedindo esmolas para ajudar a família.

Texto Anterior: Paraíba tem mais velhos no país
Próximo Texto: Mulheres evitam gravidez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.