São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demanda da indústria de jóias recua 4% no ano passado

A demanda industrial de ouro recuou 4% no ano passado, para 2.748 toneladas, refletindo uma procura mais fraca do setor joalheiro. Em termos globais, o declínio foi mais acentuado em função de uma queda no setor de fabricação de jóias na China.
Depois de seis anos consecutivos de crescimento, o consumo de ouro pela indústria de jóias do mundo ocidental recuou quase 7%, absorvendo 2.302 toneladas em 1993, mais de 170 toneladas abaixo do nível de 1992. A queda foi reflexo da reação dos consumidores aos altos preços e também da contínua recessão econômica nos países desenvolvidos.
A indústria de jóias européia registrou retração de 5%, com o consumo somando 639 toneladas. O consumo da Itália, que recuou apenas 4% para 441 toneladas, compensou o nítido declínio observado em vários países, fazendo da Itália um forte candidato a maior fabricante mundial de jóias, segundo o Golden 1994.
A produção de jóias apresentou-se mais baixa em todas as regiões, exceto na América do Norte (149,3 toneladas de ouro) e América Latina (58,9 toneladas), que tiveram crescimento modesto.

Texto Anterior: Cesta básica cai 0,41% em SP; custo médio passa a R$ 96,37
Próximo Texto: O PT e a síndrome do escorpião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.