São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelhos simulam passeios

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os aparelhos das academias são quase todos fabricados pela empresa norte-americana Life Fitness. A diferença está na ênfase que as academias dão a cada aparelho.
Equipada com 70 aparelhos, a Fórmula é a que enfatiza maior variedade de equipamentos –bicicletas, esteiras, remo, escadas, sistema de musculação.
Além disso, a academia tem um sistema de rádio para monitoramento de pessoas cardíacas.
A Runner -30 aparelhos em cada uma de suas cinco unidades– investe principalmente em bicicletas. A Companhia Athletica –140 aparelhos– enfatiza bicicletas e esteiras. Tem outros aparelhos.
Simulação
Os aparelhos simulam situações reais. Para quem curte passeios de bicicleta os aparelhos oferecem seis programas de exercícios.
O programa Hill Profile controla aquecimento, passeios por terreno plano, subidas e descidas, carga de força e relaxamento.
Randon é um programa de passeios aleatórios. A pessoa sobe na bicicleta sem saber o tipo de percurso que vai enfrentar.
As esteiras têm controles similares aos das bicicletas. Simulam subida, descida de rampa e têm amortecedores de impacto.
Para quem gosta de subir escadas a opção é o step. O aparelho simula subida de escada e tem seis programas de exercícios similares aos da bicicleta.
Para os remadores as academias oferecem o remo ergômetro. O aparelho tem monitor de computador e permite simular competições.
Os computadores controlam também matrículas e o acesso dos alunos. Na Companhia Athletica o controle de acesso tem foto dos alunos que aparece na tela quando eles passam o cartão magnético.
Além de facilitar os testes, o uso dos computadores na avaliação física permite criar estatísticas sobre o biotipo dos brasileiros.
A Runner tem um banco de dados com medidas de suas alunas acumuladas durante cinco anos e pode se basear nelas para definir testes adequados a seu público.
A escolha dos aparelhos depende dos resultados do teste de avaliação física e do gosto do aluno.
A cantora e apresentadora Angélica, aluna da Fórmula, é adepta das esteiras, steps e bicicletas.
Segundo ela, os aparelhos tornam os exercícios mais interessantes. "Sou viciada (nos aparelhos)", diz.
(MEyM)

Texto Anterior: Computador ajuda a entrar em forma
Próximo Texto: Atletas remam sem ir à raia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.