São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos chips disputam hegemonia da Intel

SONIA ROMÉRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você não sabe escolher um computador pelo chip, é hora de aprender. No próximo ano, começarão a surgir opções de máquinas com chips diferentes para cada tipo de aplicação.
A própria Intel, líder no mercado mundial de microprocessadores, tem versões variadas para o 80.486 e para o Pentium (P5).
Acostumada a concorrentes que produziam modelos compatíveis com os seus, a Intel deverá ter competidores à altura.
Além da concorrência do PowerPC, criado em parceria pela Motorola, IBM e Apple, novas empresas estão desenvolvendo modelos prometidos com performance superior ao Intel Pentium.
K5, da AMD, M1, da Cyrix, e Nx586, da NexGen, vão concorrer com a nova geração de chips pós-Pentium e com os PowerPC.
Duas vezes mais rápido que o Pentium, o PowerPC é o único que já equipa micros. Está nos Macintosh, em máquinas Risc IBM (mais poderosas que um micro pessoal) e no notebook IBM N40.
O Nx586, de 66 MHz, da NexGen, está sendo vendido por US$ 506 a unidade (em lotes de mil) e deve equipar PCs em 95.
Disponível também está o Alpha AXP, da Digital Equipment (DEC). A empresa lançou no começo de setembro uma versão do Alpha AXP funcionando a 300 MHz (o mais rápido do mercado).
O modelo tem capacidade para processar 1 bilhão de instruções por segundo –possível antes só em máquinas de maior porte.
Por enquanto, destina-se a computadores que funcionam como servidores de PCs ligados em rede.
Na semana passada, a Cyrix lançou o CX 486DX2, de 80 MHz, compatível com os produtos Intel, e anunciou acordo com a IBM. Pelo acordo, a divisão de microeletrônica da IBM será a principal fabricante de chips Cyrix compatíveis com o Intel 486.
Para o usuário, o aumento da oferta vai significar máquinas com preços mais baixos e capacidade de processamento cada vez maior.

Texto Anterior: Qualquer informaníaco encontra parceiro para conversa on line
Próximo Texto: 'OS/2' inclui cinco programas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.