São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtos atendem consumidor e empresa

SONIA ROMÉRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Produtos para todos. Esse poderia ser o slogan da Comdex, feira de informática que aconteceu durante a semana passada, em São Paulo.
O consumidor pôde ver pela primeira vez o "Chicago", sistema operacional da Microsoft.
Prometido para o ano passado, o "Chicago", que já foi "Windows 4", agora passa a ser "Windows 95" -numa alusão à nova data prometida para o lançamento do programa.
A IBM não perdeu tempo e mostrou a nova versão do "OS/2": o primeiro sistema operacional de 32 bits para PCs –mais poderoso, permite usar vários programas na tela, ao mesmo tempo (veja texto na página 6-3).
Promete, ainda, uma versão do "OS/2" para redes para 95. Nessa versão, a IBM trará para o PC o que usuários de Macintosh já têm há muito tempo: software para rede local embutido no sistema operacional.
Isso significa que, instalado o sistema, basta ligar um micro a outro com cabos e o software se encarrega de fazer a conexão.
A feira foi mesmo prato cheio para gerentes de informática: máquinas baratas que funcionam como servidores de rede, concentradores, placas e programas para desenvolvimento de aplicativos.
A Fujitsu apresentou uma linha de servidores que utiliza processadores Intel, a partir do DX2 de 66MHz, e Sparc. O modelo mais poderoso pode ter quatro processadores Sparc –chip de tecnologia Risc de grande capacidade de processamento.
Funcionam com sistema operacional Unix ou "Windows NT" e têm como destaque de apresentação o gabinete colorido –há cinco opções de cores.
A Monydata lançou os servidores Produs em três modelos: Produs 200, 300 e 600.
O Produs 200 tem um concentrador dentro do gabinete, que permite a conexão de até 11 micros. O preço começa em R$ 2.400 (com chip 486SX2, de 50 MHz).
Na área de máquinas para processamento de imagens, as atenções ficaram com as concorrentes Silicon Graphics e Sisgraph.
A Silicon anunciou a abertura de escritório no país e vai vender seus próprios produtos.
A Sisgraph trouxe as máquinas TD-5, topo de linha da empresa. Têm preços começando em US$ 14.000 (FOB) para o modelo com duas CPUs –uma para delas só para o acelerador gráfico.

Texto Anterior: Acordos e contratos movimentam a semana
Próximo Texto: Maxtor; Sid; Perrotti; Compugraf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.