São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Governo estuda acabar com a TR

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo pretende concluir a desindexação total da economia brasileira até o fim do ano.
Em reunião-almoço com a diretoria da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o assessor especial do Ministério da Fazenda, Edmar Bacha, disse que o governo estuda a extinção da TR (Taxa Referencial de juros) nos contratos de financiamento de longo prazo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Os empresários presentes ao almoço entendem, segundo a Folha apurou, que o governo estuda o fim da TR em todo o sistema de financiamento –e não só no de longo prazo do BNDES.
Para eles, Edmar Bacha teria garantido que o governo vai continuar promovendo a desindexação total da economia, que implicaria a extinção da TR.
A assessoria de Bacha, por telefone no final da noite, afirmou que a TR não é um indexador, mas uma taxa de juros. E que a idéia é desvincular o juro praticado no dia-a-dia dos financiamentos de longo prazo.
Para os empresários, o custo dos financiamentos do BNDES são "absurdos": punem quem investe, porque a taxa de juros chega a 50%.
Para acabar com a TR, porém, a equipe econômica tem que resolver o problema do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), do BNDES. Por lei, o FAT é remunerado pela TR mais juros.

LEIA MAIS
sobre planos do governo à pág. 2-3

Próximo Texto: Sorte grande; Questão de ordem; Maior participação; Nova direção; Estoque regulador; Dois coelhos; Ordem no martelo; Banco duplo; Depois do ajuste; Final feliz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.