São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista estrangeiro considera o Campeonato Brasileiro 'bizarro'

DA REDAÇÃO

O regulamento do Campeonato Brasileiro de futebol foi tema, ontem, de artigo, distribuído para todo o mundo, do jornalista Brian Homewood, correspondente da agência 'Reuter' no Rio.
Para ele, os dirigentes brasileiros criaram um "dos mais bizarros sistemas já usados para organizar um torneio de futebol".
Homewood conta, com espanto e humor, as regras do torneio.
"A competição consiste em uma primeira fase na qual todas as 24 equipes se qualificam para a segunda fase."
"Segue-se, então", continua ele, "uma imensamente complicada segunda fase, que envolve jogos entre times de grupos diferentes para chegar aos oito das quartas-de-final."
O jornalista explica que o Brasil nunca usou o sistema convencionalmente utilizado nos grandes centros do futebol –campeonato de pontos corridos, com turno e returno.
"Desta vez, entretanto, o sistema elaborado é tão complexo que deixou a maioria dos torcedores atônitos."
O jornalista tenta, então, traduzir para o inglês o termo 'repescagem': "uma palavra que significa, literalmente, pescar por aí".
Homewood comenta, ainda, perplexo, que mesmo após a repescagem, as duas melhores equipes não classificadas seguem em frente no torneio.
"Para alívio dos torcedores, a partir das quartas-de-final, o Brasileiro utiliza o sistema eliminatório usual."

Texto Anterior: Antônio Carlos deve voltar ao time amanhã
Próximo Texto: A SITUAÇÃO DO BRASILEIRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.