São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro disco solo de Piveti sai atrasado mas não perde o peso

GABRIEL BASTOS JUNIOR
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro trabalho solo do rapper Piveti (ex-Pavilhão 9) está sendo anunciado desde maio, data prevista para seu lançamento pela Radical Records.
"Ex-Detento" chega finalmente às lojas (em CD e vinil) na primeira semana de outubro, com seis meses de atraso, mas sem perder o peso.
Piveti leva ao limite máximo a idéia de falar a linguagem das ruas. Para entender as letras, é inevitável recorrer às legendas que estão no encarte.
No melhor estilo "gangsta" –que o próprio Piveti assume–, o disco traz um som pesado, em que as letras fazem o gênero "se não gosta do que falo, ouça minha música".
Os "samples" (reprodução digital de sons pré-gravados de outras músicas) são inumeráveis e incluem até Racionais MC's (um trecho de "Homem na Estrada" é o refrão da faixa título do LP).
A melhor música do disco é também a mais pesada –"All I Steal Is All I Get", com letra de Edu K, do De Falla.
O título quer dizer "o que eu tenho é o que roubo", uma espécie de confissão irônica, falando justamente do "sample".
O problema do disco é a repetição. Não que as frases entrecortadas de Piveti cansem. As faixas é que se repetem.
"All I Steal..." tem duas versões –em estúdio e ao vivo. "Ex-Detento" vem com letra ou só instrumental. "Mente Forte" e "Sai da Cola" aparecem com bases musicais diferentes.
Mas o peso de "Salada Mista", incomum ao rap brasileiro, e as participações de Edu K, Cláudia França (Volkana) e Garotos Podres compensam.
Está em um verso de "Ex-Detento": "Eu sou Piveti e já disse que o nosso som é pancada".

Texto Anterior: Todo mundo quer ouvir muito barulho e garotas
Próximo Texto: Isolados, 2 grupos têm controle das entidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.