São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redford descreve perda da inocência

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

"Quiz Show", o novo filme do ator e diretor Robert Redford, exibido numa espécie de "preview" em 27 cinemas desde o dia 16, e em 219 salas a partir da última sexta-feira nos EUA, já arrecadou quase US$ 1 milhão.
A partir da próxima sexta-feira entra em grande circuito e deve consolidar-se como um dos maiores sucessos do ano no país.
Acima de tudo "Quiz Show" é um filme elegante. Tem diálogos inteligentes e foi feito na medida para seduzir o público norte-americano.
A produção é impecável, dos carros às abotoaduras das camisas, e a época é assinalada nas entrelinhas, com citações à cápsula espacial Sputnik e ao presidente Eisenhower.
Farsa
A história é ambientada no final dos anos 50 e foi baseada em fatos reais descobertos em uma investigação do Congresso sobre um programa (o "Twenty-One") da rede de televisão NBC.
A investigação provou que o programa, de perguntas e respostas que valiam milhares de dólares, era uma fraude.
Na maioria das vezes, os participantes realmente sabiam milhares de coisas, mas tinham acesso às respostas para garantir a permanência no show, o acompanhamento do público e o lucro dos anunciantes.
Herói
Um dos maiores heróis do "Twenty-One" foi Herbie Stempel (John Turturro), um jovem que não se conformou em ter que sair do ar errando o nome de um filme que havia assistido três vezes.
Stempel foi trocado por Charles Van Doren (Ralph Fiennes), um "golden boy" (menino de ouro) de uma família de intelectuais de Nova York, e entrou na Justiça contra a NBC, despertando a atenção de uma comissão do Congresso dos EUA.
"Quiz Show" é baseado no livro "Remembering America", do investigador do Congresso Richard Goodwin, que descobriu a farsa do "Twenty-One".
Goodwin (Rob Morrow) aproxima-se de Van Doren e fica fascinado com sua família e estilo de vida, que representam o ideal máximo do sonho americano.
Mas, ao colocar toda a sociedade em xeque com sua desonestidade, Van Doren tenta recuperar seus valores enquanto Goodwin faz o contrário, procurando afastar seu novo amigo do escândalo.

Texto Anterior: Outono não esfria temporada de cinema
Próximo Texto: Era de ouro da canção chega em dez CDs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.