São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

"Libération" inaugura hoje seu novo projeto gráfico e editorial

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

"Libération" inaugura hoje seu novo projeto gráfico e editorial
O "Libération", um dos maiores jornais da Europa, reagiu às mudanças recentes na imprensa francesa e lança hoje seu novo projeto gráfico e editorial.
A reforma exigiu 17 meses e um investimento de cerca de 250 milhões de francos (aproximadamente US$ 47 milhões).
Dela sairá um jornal maior, mais colorido e mais completo –o "jornal plural" do ano 2000, como anuncia a empresa.
A tiragem de hoje deve ser de 600 mil exemplares, caindo para cerca de 205 mil em algumas semanas. O objetivo é chegar a 240 mil cópias em 1999. A circulação paga média, em 93, foi de 170 mil.
A Folha teve acesso ao número zero (experimental) do novo projeto –à exceção da primeira página, em segredo até o último instante. Sabe-se que trará o mesmo logotipo, um pouco menor, fotos em cores e dois temas por dia. Também permanece o preço: seis francos.
Quase todo o resto muda no novo "Libération". Aumentam o número de páginas (a média vai de 48 a 80), o tamanho (de 36 cm a 41 cm de altura) e o tipo de letra).
Também cresce o uso da cor: oito páginas deverão ser impressas a quatro cores e até 40 terão duas cores. Antes, o jornal só usava a bicromia, nas páginas principais.
Na parte editorial, continua o grande destaque dado à fotografia.
O projeto está sendo chamado de "Libé 3". O jornal teve antes duas importantes fases. A primeira, de 1972 a 1981, como um "jornal marginal" de esquerda.
Em 1981, viveu a segunda grande transformação, iniciando sua fase atual, como veículo da grande imprensa francesa.

Texto Anterior: EUA se preparam para combater 'atos hostis'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.