São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato descarta novo plano

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato Fernando Henrique Cardoso (PSDB) reservou seu último programa de rádio no horário gratuito para assumir um compromisso de seu eventual governo –não serão feitos ajustes drásticos ao Plano Real.
No programa, que será veiculado hoje, FHC promete: "Não haverá Real 2 e nem Real 3." Ele diz que o plano econômico só será "controlado" e "administrado".
A frase de FHC é uma alusão ao Plano Cruzado 2, lançado pelo ex-presidente José Sarney (1985-1990) após a eleição de 86.
FHC argumenta no programa que o presidente deve ser polivalente –"se ocupar da administração, delegar, controlar, se ocupar da política e falar com o país".
O tucano esperou o último programa para fazer uma "confissão" –chegou a ficar com medo quando o real foi lançado, em 1º de julho. "Também, não era para menos. O país não aguentaria mais uma troca fracassada de moeda".
Não escondendo que sua principal plataforma eleitoral é o real, FHC diz que seu temor se dissipou dez dias depois, durante uma viagem ao município de Santa Maria da Vitória, na Bahia.
Na cidade, ele conta que um morador levantou uma nota da moeda, dizendo que ela valia mais do que o dólar. 'Aí eu vi que o real tinha dado certo e foi assim que eu acabei com o medo."

Texto Anterior: Visita provoca crise estadual
Próximo Texto: Simon quer Lula com FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.