São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peste fecha escolas na capital da Índia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Autoridades indianas determinaram ontem o fechamento de escolas e cinemas da capital do país, Nova Déli. O objetivo é deter o avanço da peste pneumônica.
A decisão foi tomada depois da confirmação de 18 casos, entre 47 suspeitos de terem a doença em Nova Déli.
A medida objetiva diminuir o contato entre os habitantes da cidade, de 9 milhões de habitantes. A peste pneumônica é transmitida pelo ar ou pela saliva e pode levar à morte.
O Ministério da Saúde indiano informou que já foram registrados 1.463 casos da doença no país. Duas pessoas morreram ontem, aumentando o número de vítimas fatais para 48.
Mais da metade dos casos acontece na região de Surat, no oeste do país. Mais de 300 mil pessoas fugiram da cidade desde o início da semana passada.
A doença também se manifestou em seis outros Estados indianos, além de Guyarat, onde fica Surat.
O governo da Índia protestou da decisão dos países do Golfo Pérsico e do Paquistão de suspender as conexões aéreas com o país.
Países europeus estão adiando a compra de produtos agrícolas indianos. Outros países estão realizando checagens de passageiros provenientes do país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ontem que a peste pneumônica dificilmente vai se espalhar para fora da Índia.
"Se as determinações da OMS forem seguidas com cuidado para viagens e checagem de passageiros em aeronaves e barcos, esta possibilidade está excluída", disse um porta voz da OMS em Genebra.
A OMS diz que não há risco para turistas e recomenda apenas que se evite a região de Surat.

Texto Anterior: Bobbitt estréia em filme 'sem corte'
Próximo Texto: EUA ameaçam punir japoneses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.