São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha errada do nome dos itens desvaloriza o candidato

DA REPORTAGEM LOCAL

Os títulos que o autor do currículo escolhe para cada item podem valorizar ou "derrubar" o esforço feito na redação dos objetivos e experiências profissionais.
O engenheiro Fábio Mauricio Corrêa elaborou um bom currículo, segundo a consultora em recursos humanos Eliane Pires, da Andersen Consulting. Alguns pontos, no entanto, podem ser melhorados.
O título do item "pretensão profissional" deve ser alterado para "área de interesse".
"Além dessa providência, o leitor deve colocar alguma definição do tipo de atividade pretendida –execução, controle, gerenciamento– para que o selecionador identifique seu nível profissional", diz Eliane.
Esses conselhos, avisa a consultora, valem principalmente quando o candidato não responde a uma vaga específica.
Outra troca de título que ajudaria a valorizar as informações do candidato é a substituição do item "outros" por algo menos genérico. "Esse nome menospreza o conteúdo", avalia a consultora.
Ela propõe que se altere o item para "qualificações adicionais" ou "conhecimentos adicionais".
A estética –maneira como as informações estão colocadas no papel– também pode ser melhorada. "O currículo poderia ser valorizado com um espaçamento maior", diz Eliane.
O item "dados pessoais" deve ser o primeiro a aparecer, no alto da página. As experiências profissionais devem ser listadas em ordem decrescente –da mais recente para a mais antiga (veja fac símile do currículo e outras sugestões no quadro ao lado).

Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" –al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Trabalho noturno dá direito a adicional
Próximo Texto: Oferta de empregos cresce 36%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.