São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Satélite e computador auxiliam navegação

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

André Azevedo e Kléver Kolberg irão dispor de um monitoramente por satélite durante o Paris-Dacar.
O carro de apoio da dupla está equipado com um computador em conexão permanente com um satélite.
O sistema permitirá, por exemplo, a troca de mensagens entre a equipe de apoio e os dois motociclistas, além da localização imediata dos mesmos a qualquer instante.
A Esca, empresa paulista que cedeu o equipamento, prometeu que estará captando o monitoramento dos brasileiros em sua sede em Alphaville, em São Paulo.
O sistema é utilizado por grandes empresas de transporte no acompanhamento de seus caminhões em trânsito.
O ex-piloto de Fórmula 1 Nélson Piquet é proprietário de uma empresa concorrente da Esca.
O recurso do monitoramento por satélite já vem sendo utilizado por grandes equipes em edições anteriores do Paris-Dacar, o que acabou causando um desequilíbrio na disputa.
Assessorados pelo sistema, os pilotos tomavam atalhos e cumpriam os trechos cronometrados em menor tempo.
Para reverter este quadro, que vinha reduzindo a credibilidade da prova, os organizadores do rali, este ano, percorrerão as trilhas com antecedência para poder fornecer maiores detalhes a quem não tiver computadores de bordo.
Situação ironica, o rali vive situação parecida com a da F-1, que procura meios para evitar a "pasteurização" da disputa causada pela tecnologia.
(JHM)

Texto Anterior: Brasileiros transformam corrida em bom negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.