São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado de novos no litoral registra queda

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

O mercado de venda de imóveis novos no litoral de São Paulo pisou no freio em novembro. Depois de um outubro, que acenava com um verão de bons negócios registrando velocidade de vendas média de 11,4%, fechou o mês com índice mais modesto: 7,1%.
Foram comercializadas 41 das 581 unidades colocadas à venda em todo o litoral. A região sul teve maior volume de negócios, com 23 imóveis comercializados. Santos (13), Praia Grande (7) e Mongaguá (3) dividiram o bolo.
Os 18 apartamentos vendidos no litoral norte foram negociados em uma única praia: Riviera de São Lourenço. As demais cidades da região –Caraguatatuba, Ubatuba, Guarujá– não tiveram vendas.
Os dados são de estudo mensal (veja quadro ao lado) sobre o mercado de apartamentos novos, realizado pelo Datafolha.
A Praia Grande foi a campeã de ofertas. Teve 163 unidades (28,1%), seguida pela Riveira de São Lourenço, com 131 (22,5%). Mongaguá (48 apartamentos) e Santos (34) foram o terceiro e o quarto colocados.
ABCD
O movimento de vendas de novos na região do ABCD apresentou recuperação em novembro.
Mantendo uma característica do mercado na região este ano –houve altos e baixos que variaram de 34,5% (março) a 2,8% (junho), passando por 27,2% (agosto) e 7,7% (setembro)–, novembro apresentou resultado bem acima do mês anterior: 10,4% contra 7,6% em outubro.
Foram vendidos 67 dos 645 apartamentos colocados no mercado no penúltimo mês do ano. São Bernardo do Campo teve a maior velocidade de vendas (50,7%), metade dos negócios da região.
Santo André ficou em segundo (32,8%), seguido por São Caetano (7%) e Diadema (4%). O imóvel mais caro do mês na região foi uma cobertura de quatro quartos, negociada em São Caetano por R$ 325,4 mil.

O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos no litoral e região do ABCD, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas realizadas no mês de novembro, coletadas até o dia 19/12/94, junto a participantes do roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento e análise a estatística Karla Mendes. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Marlene Peret, auxiliada por Sílvio J. Fernandes.

Texto Anterior: Zona tradicional muda de perfil
Próximo Texto: Aumenta a oferta de escritórios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.