São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adib Jatene reassume Ministério da Saúde; 32; Doenças relacionadas à pobreza retornam; Falta de saneamento básico favorece cólera; Pais e filhos devem se exercitar juntos; Jovens assistem na TV 200 mil atos violentos

JÚLIO ABRAMCZYK

Adib Jatene reassume Ministério da Saúde
O cardiologista Adib Jatene (foto), reassume o Ministério da Saúde sob a expectativa de definitivamente promover o atendimento médico adequado a toda a população brasileira e de citar condições dignas de trabalho e de remuneração aos médicos do serviço público.

"O ano termina com a situação da Saúde muito aquém da realidade desejada."
(Do editorial do Jornal do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, de dezembro de 91)

32
... países notificaram novos casos de cólera no ano passado, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Doenças relacionadas à pobreza retornam
As doenças relacionadas à pobreza são de novo importante ameaça à saúde, concluiu um grupo de especialistas reunidos pela OMS em novembro de 94. Uma das mais graves é a desnutrição que não só leva à perda de peso nas crianças, mas também à cegueira por falta de vitamina A, ao retardo mental por carência de iodo e à anemia por falta de ferro na alimentação.

Falta de saneamento básico favorece cólera
Segundo os especialistas reunidos pela OMS, o recrudescimento espetacular do cólera nos últimos anos está diretamente associado às más condições de habitação, à falta de água de beber tratada e à ausência de destino adequado aos dejetos. Esses problemas poderiam ser resolvidos com medidas de saneamento básico.

Pais e filhos devem se exercitar juntos
A Associação Médica Americana (AMA) está recomendando um inédito programa familiar. Em vez de pais e filhos ficarem passivamente em frente à televisão, a recomendação é de que façam exercícios físicos juntos. Para começar, a AMA sugere um programa para toda a família com exercícios simples, de 20 minutos, três vezes por semana. Uma opção seria andar de bicicletas.

Jovens assistem na TV 200 mil atos violentos
A proposta de que pais e filhos pratiquem exercícios físicos juntos também tem por finalidade afastar as crianças da TV. Uma pesquisa da AMA (Associação Médica Americana) conclui que, ao alcançar a adolescência, crianças norte-americanas haviam assistido mais de 200 mil atos violentos na televisão, o que poderá eventualmente criar comportamento agressivo nesses jovens.

Texto Anterior: Banco de medula é ponte entre doador e receptor
Próximo Texto: Área social teve a menor verba desde 88
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.