São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padre cearense pode ser 1º santo do Brasil

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM GUARABIRA (PB)

O padre cearense José Antonio de Maria Ibiapina, morto há 101 anos no interior da Paraíba, pode ser o primeiro brasileiro nato a virar santo reconhecido pela cúpula da Igreja Católica no Vaticano.
Quem afirma é o presidente da Regional Nordeste 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Marcelo Pinto Carvalheira, 66, bispo de Guarabira (96 km de João Pessoa).
Segundo Carvalheira, o Vaticano comunicou à Igreja do Brasil que Ibiapina foi reconhecido pela Congregação para a Causa dos Santos como "servo de Deus".
O título é o primeiro passo para alguém chegar à santidade na Igreja Católica. É dado ao candidato que não apresenta qualquer obstáculo que impeça a instalação do processo de canonização.
Ibiapina é venerado publicamente no interior da Paraíba. A ele são atribuídos milagres que estão sendo estudados pela Igreja.
A instalação do processo de canonização foi solicitada por Carvalheira ao Vaticano há dois anos.
Os 20 bispos da Regional Nordeste 2 assinaram um documento pedindo ao Vaticano a instalação do processo. Um documento igual foi assinado pela direção da CNBB, segundo Carvalheira.
Com sinal positivo do Vaticano, ele instalou na Diocese de Guarabira o Tribunal Eclesiástico, responsável pela análise da vida, obras e milagres atribuídos a Ibiapina.
O Tribunal enviou um processo de 2.000 páginas para a Congregação para a Causa dos Santos, justificando que o padre cearense está apto a ser beatificado.
O processo está em fase de relatório na congregação para a Causa dos Santos. O postulador (advogado da causa) é o padre dominicano Banito Gangoiti, consultor geral e vice-postulador de sua causa", afirmou Carvalheira.
Segundo Carvalheira, Ibiapina foi um homem de fé, que fez a opção preferencial pelos pobres, "pregando o Evangelho e edificando obras sociais reivindicadas pela população esquecida pelo governo imperial". Ibiapina construiu hospitais, cemitérios, igrejas e casas de caridade. "Ele partia das necessidades do povo".

Texto Anterior: Ibama aumenta fiscalização no Amazonas
Próximo Texto: Leigo pode ser canonizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.