São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Orgulho; Lição da democracia; Titias; Cinto de segurança; Gratidão a Pedro Collor; Balança viciada; Até 15 de março; Congresso privatizado; Derrocada do socialismo; Otário compulsório; Recado para Viola; Boas festas

Orgulho
"Se hoje podemos olhar para a frente, ter orgulho de tudo por que lutamos e conquistamos em 1994, sem dúvida a Folha em muito colaborou para este progresso."
Alessandra Roberta Tamoyo (Guarulhos, SP)

Lição da democracia
"Por ocasião do término do meu mandato como corregedor-geral da Justiça Eleitoral, expresso meus agradecimentos a esse conceituado jornal pelo prestimoso apoio dado a esta corregedoria-geral durante o processo eleitoral de 94, no sentido de possibilitar a transparência necessária no desempenho das atividades desenvolvidas, indispensável à consolidação da democracia no nosso país. A análise do processo eleitoral demonstrou que a grande lição da democracia se deveu ao trabalho realizado por todos os segmentos da sociedade em conjunto com a Justiça Eleitoral, devendo ser ressaltada a atuação dos profissionais desse órgão de comunicação, aqui setorizados, que contribuiu para o sucesso de tão grande empreitada."
Cid Flaquer Scartezzini, corregedor-geral da Justiça Eleitoral (Brasília, DF)

Titias
"Com um artigo inteligente, objetivo e oportuno, a empresária Cosette Alves dá uma memorável lição aos jornalistas preocupados em criticar um governo que nem ainda se formou. O artigo 'Titias', publicado em 23/12 na seção Tendências/Debates, da Folha, deve servir de reflexão para alguns jornalistas, inclusive aos dessa Redação. Um jornal que sonha ser o melhor do hemisfério necessita também de qualidade."
Mário Roberto de Mauro (São Paulo, SP)

Cinto de segurança
"Com relação à carta publicada na seção Painel do Leitor no dia 8 último, temos alguns esclarecimentos: 1) No projeto de um veículo, obviamente, os fabricantes obedecem as normas e a legislação vigentes. No Brasil, a exemplo do que ocorre na Europa e Estados Unidos, os cintos de segurança dos veículos são projetados em função do biotipo médio da população. A medida visa atender ao maior contingente possível de usuários; 2) Ressalte-se que os veículos Fiat, incluindo o Uno Mille, quando não têm cintos de segurança com regulagem de altura, dispõem de dois pontos de fixação na coluna central, a fim de possibilitar uma regulagem de acordo com a estatura do usuário e maior conforto. Este recurso da regulagem está ilustrado no capítulo sobre cinto de segurança do 'Manual de Uso e Manutenção' do veículo; 3) Com relação ao cinto abdominal, gostaríamos de informar que a legislação determina que os automóveis de passageiros sejam equipados nos bancos dianteiros com cintos de segurança retráteis de três pontos."
Emílio Camanzi, do departamento de comunicação social da Fiat (São Paulo, SP)

Gratidão a Pedro Collor
"Nós, brasileiros, temos um débito de gratidão a Pedro Collor, que enfrentou familiares e grupos poderosos com a própria vida ameaçada para trazer ao nosso conhecimento o mar de lama que estava engolindo este país."
Luiz da Costa (São Paulo, SP)

"Com relação à carta do sr. Marcos Moreno (23/12) sobre Pedro Collor, eu diria que o povo brasileiro não é nem ingrato e muito menos tem memória curta. Apenas não se esqueceu dos motivos que o levaram a prestar um grande serviço à nação."
Álvaro de Almeida Caparica (Goiânia, GO)

"Pedro Collor ajudou a trazer um pouco de dignidade ao nosso país."
Sérgio L. Teizen (São Paulo, SP)

Balança viciada
"Cumprimento efusivamente o professor Fábio Konder Comparato pelo oportuníssimo artigo 'A balança viciada', de 15/12, no qual aborda com mestria a fragilidade das decisões do Poder Judiciário no Brasil. Infelizmente, em tudo prevalece o câncer do corporativismo em detrimento da vontade da nação."
Windsor Barbosa de Carvalho (Itabira, MG)

Até 15 de março
"É pura e simplesmente lamentável e vergonhosa a atitude dos deputados estaduais de São Paulo não reeleitos que reivindicam, por via judicial, o cumprimento de seus atuais mandatos até 15 de março de 95. Ora, se eles foram rejeitados pela opinião pública nas últimas eleições, tinham mais é que deixarem os mandatos o quanto antes."
Alcibíades Pires Filho (Itobi, SP)

Congresso privatizado
"A primeira 'privatização' de bom senso para nosso país deveria ser a do Congresso. Garanto que o novo proprietário demitiria 50% por ociosidade e falta de zelo no serviço."
Celso Augusto Mineiro (Maceió, AL)

Derrocada do socialismo
"Há pessoas que, não tendo argumentos plausíveis para justificar a derrocada do socialismo, acabam por destilar todo seu mau humor no campo pessoal. Foi o que fez o senhor Carlito Maia (Painel do Leitor, 23/12) ao desabafar sua dor-de-cotovelo por não terem conseguido levar seu 'Lulalá' ao Planalto."
Miguel José Bernardino Filho (São Caetano do Sul, SP)

Otário compulsório
"Só gostaria de saber quando o governo vai devolver o empréstimo compulsório dos automóveis. Otário é quem paga ágio ou quem pagou o empréstimo compulsório?"
Anselmo Galli Filho (São Paulo, SP)

Recado para Viola
"Apreciaria muito ver publicado o seguinte recado para o Viola: ele é um jogador de futebol e não um manequim. Queremos Viola no campo, lutando, suando e fazendo gols."
Jurandir Bezerra Machado (Piracicaba, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Rubel Thomas, diretor-presidente da Varig; Washington Olivetto, presidente da W/Brasil; Rhodia; Banco Safra; Salles/DMB&B; Ogilvy & Mather Latinoamérica; Roland de Bonadona, diretor-geral do Grupo Accor; Transbrasil; Antonio Kandir; American Bank Note Company; Kodak; José Anibal, deputado federal; Banco Banorte; Indústrias Klabin de Papel e Celulose; Associação Paulista do Ministério Público; Vada e Bill Tiefel; A.S. Travel & Turismo Ltda.; Caesar Park; Sigla; Colégio Bandeirantes; Copersucar; Racional Engenharia; Bolsa de Mercadorias de Minas Gerais; Empresas Cauê; Ladeco Aerolienas de Chile; LK-Tel Video; Fundação Armando Álvares Penteado; Editora Moderna; Canadian Airlines International; Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Auto-Veículos; Agroceres; Rabe Turismo; Scritta Serviço de Imprensa; Anice Aun Assessoria de Promoção e Divulgação; Sampa Show Eventos; The Waves; Rosana Beni Promoções; Nelson Vieira Vasconcelos; Polícia Rodoviária Federal; Rosana Camargo de Arruda Botelho e Fernando de Arruda Botelho; Antonio Carlos Bonini de Paiva; Computer Delivery; Amaury Fonseca de Almeida; J. Cocco & Associados; Marcelo H. Donatti; Mário Negreiros dos Anjos; Ricardo Cidale; Café Martinelli; Sindicatos dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimento do Estado de São Paulo; Alex O. R. de Lima; União dos Amigos do Alto de Vila Maria e Jardim Japão.

Texto Anterior: Agora é pra valer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.