São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995 |
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Selva vence em 'Apocalypse'
JOSÉ GERALDO COUTO
A imagem mais célebre do filme –Marlon Brando declamando "The Hollow Men", de T.S. Eliot, numa choça sombria– é só a culminância de uma obra exuberante, em que a instável noção de fronteira está no centro de tudo. Fronteira entre Vietnã e Camboja, onde se refugiou o enlouquecido coronel Kurtz (Brando), em cuja captura parte o capitão Willard (Sheen) com um bando de garotos perdidos. Fronteira entre lucidez e loucura, civilização e barbárie, natureza e cultura. Foi mais esse estofo do que propriamente um enredo o que Coppola foi buscar no relato "O Coração das Trevas", de Joseph Conrad. Com ele, fez uma ópera espetacular e perturbadora. Pena que a tela da TV seja modesta para tanta grandeza. (JGC) Texto Anterior: Menino do Peru nasce com dois perus! Próximo Texto: Gaultier exalta beleza do Rio e do carioca Índice |
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