São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Irmãos Coragem' faz crítica social do país

ANNETTE SCHWARTSMAN
EDITORA DO TV FOLHA

O gol de Duda (Marcos Winter) define a vitória do Flamengo na final do campeonato brasileiro e inicia a trama de "Irmãos Coragem", remake da obra de Janete Clair que estreou na Globo.
Um corte rápido transfere a imagem para a fictícia Coroado, onde Jerônimo Coragem (Ilya São Paulo) diz aos maltrapilhos pais (Laura Cardoso e Orlando Vieira) que o irmão famoso telegrafou avisando que vai chegar.
Novo corte e o capanga Juca Cipó (o excelente Murilo Benício) obriga um garimpeiro a beber óleo de rícino para pôr para fora um diamante supostamente engolido.
O contraste entre Brasil urbano e rural e a denúncia da usurpação do poder pelos bem abastados continuam sendo, 25 anos depois, a tônica da novela.
O remake também preservou o coloquialismo realista da primeira versão. À ele, acrescentou doses de crítica social inspiradas em aspectos "modernos" –posteriores à obra original– como o regime semi-escravagista de Serra Pelada. Outros ângulos da realidade nacional também se revelam na adaptação, como quando Duda diz que, no Rio, a violência "é muito pior" que em Coroado.
Plasticamente, a nova versão supera a original. O tratamento cinematográfico somado às locações bem escolhidas resultam em um produto esteticamente requintado.
Quanto às interpretações, Marcos Palmeira parece reeditar suas atuações em "Pantanal" e "Renascer". A culpa não é dele. O fato de ter sido escolhido para ser João Coragem já denotava esse desejo por parte da Globo.
Letícia Sabatella, apesar de seu talento, resvala na caricatura ao viver o duplo papel. Na pele de Lara, parece uma santa. Ao assumir a personalidade forte de Diana, faz acrobacias desnecessárias.
Mas a trama bem construída e repleta de conflitos funciona e "Irmãos Coragem", a exemplo da primeira versão, só pode agradar o público.

Texto Anterior: Ator começou aos 2 anos
Próximo Texto: Ator já foi confundido com ladrão em gravação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.