São Paulo, segunda-feira, 9 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astros são figurantes em 'Irmãos Coragem'

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Tarcísio Meira, Regina Duarte e outras estrelas que participaram de "Irmãos Coragem" em 1970 atuarão como figurantes na nova versão da novela.
A idéia é de Luiz Fernando Carvalho, diretor do "remake" que a Globo está exibindo desde o último dia 2, às 18h.
Nos próximos 15 capítulos da novela, atores da versão original irão contracenar rapidamente com os personagens que encarnaram há 25 anos.
Salvo mudanças de última hora, os encontros entre a velha e a novíssima geração da TV brasileira começam quarta-feira, quando Ritinha sai correndo de uma boate carioca. A câmera limita-se inicialmente a acompanhar a personagem, garota ingênua e sonhadora que morre de amores por Duda, um amigo de infância.
Ao passar pela porta da boate, Ritinha resvala em uma prostituta, que está de costas. A câmera abandona a menina e concentra o foco na mulher de roupa extravagante –que, assustada, se vira.
O telespectador descobre, então, que quem a interpreta é Regina Duarte. A cena termina assim, sem que a prostituta diga uma palavra.
Na primeira versão da novela, Regina interpretou Ritinha. Fez tanto sucesso que conquistou o título de "namoradinha do Brasil". Agora, o papel está nas mãos de Gabriela Duarte, filha da atriz.
Em outro capítulo da nova "Irmãos Coragem", o ator Cláudio Cavalcanti viverá um motorista de ônibus. Não um ônibus qualquer, mas o que levará o garimpeiro Jerônimo da pequena Coroado para o Rio de Janeiro.
Mais uma vez, quem assistiu à versão anterior da novela entenderá imediatamente a cena. Em 1970, Cavalcanti era Jerônimo Coragem. Duas décadas depois, reencontra o personagem na pele do jovem Ilya São Paulo.
Caminhando pela rodoviária do Rio, o garimpeiro vai passar por uma vendedora de cafezinho. A figuração caberá à veterana Zilka Salaberry –que, nos anos 70, encarnou Sinhana, a mãe de Jerônimo, Duda e João Coragem.
Glória Menezes e Tarcísio Meira, protagonistas da primeira versão, também deverão perambular pela segunda.
A atriz vai viver uma beata e contracenar com Diana, personagem que interpretou na trama original e que hoje está sob responsabilidade de Letícia Sabatella.
Sobre a participação de Tarcísio Meira, o João Coragem de 25 anos atrás, pouco se sabe. "É surpresa", despista Luiz Fernando Carvalho.
Homenagem
O diretor diz que decidiu acrescentar figurantes ilustres no "remake" para homenagear o elenco pioneiro da novela.
"Os atores daquela época estão entre os responsáveis pelo grande salto de qualidade que a teledramaturgia brasileira deu nas últimas três décadas", defende. "O que produzimos hoje é fruto de tudo o que Tarcísio Meira, Glória Menezes, Regina Duarte, Cláudio Marzo e tantos outros plantaram. Falo de um tempo heróico, em que os galãs traziam coisas de casa –roupas, comida– para enriquecer o cenário."
Foi pelo mesmo motivo –homenagear os "desbravadores"– que Carvalho fez questão de manter no "remake" a música-tema da novela original. A canção, de Nonato Buzar e Paulo Tapajós, chama-se "Irmãos Coragem".

LEIA MAIS
Sobre a novela no "Folhateen"

Texto Anterior: Mogli vira Indiana Jones em nova versão
Próximo Texto: Índia celebra em festival sua produção recordista no mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.