São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meridional será privatizado este ano

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo avalia que estão removidos todos os empecilhos jurídicos para a privatização do banco Meridional, um dos seis bancos federais. A privatização, decidida desde o governo Itamar Franco, pode acontecer ainda este ano.
Segundo avaliação da área técnica do Banco Central, o último obstáculo à privatização foi derrubado no final de 94, quando foi aprovada a separação das contas do Meridional e do Sulbrasileiro.
O Meridional foi criado a partir do Sulbrasileiro, banco federal liquidado em 85 pelo BC. Por isso, as dívidas dos dois bancos ainda estavam contabilizadas em conjunto, dificultando a privatização.
A venda do Meridional está sendo discutida entre a diretora de Desestatização do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Elena Landau, e o diretor de Normas do BC, Claúdio Mauch.
O processo de privatização será conduzido pelo BNDES, como acontece com as estatais postas à venda pelo governo. Será a primeira privatização de empresa financeira pelo PND (Programa Nacional de Desestatização). O Meridional é o quarto maior banco federal, com 256 agências e 11 mil funcionários.

Texto Anterior: Ruth vai a dois médicos em São Paulo
Próximo Texto: Moreira Ferreira ameniza crítica sobre IR maior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.