São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube-empresa Nova Iguaçu faz pior campanha

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O minitime com projeto mais ambicioso tem a pior campanha da Copa São Paulo. Estreante na competição, o Nova Iguaçu (RJ) perdeu por goleada os dois jogos que disputou (1 a 4 Nacional e 1 a 5 Palmeiras).
O Nova Iguaçu é o primeiro clube-empresa do Brasil. Foi fundado em abril de 1990 por um grupo formado, na maioria, por médios empresários dessa cidade fluminense e pelo meia Zinho (ex-Palmeiras).
O projeto une aspectos sociais (retirar da rua meninos pobres da cidade) e econômicos (formar um clube que, a médio ou longo prazo, renda lucros para seus sócios).
Em 94, os juniores do Nova Iguaçu foram vice-campeões da segunda divisão e, no segundo semestre, vice-campeões da Taça Otávio Pinto Guimarães, perdendo na final para o Flamengo.
"É inacreditável o que esse time jogou mal nesses dois jogos", disse Jorge Moraes, vice-presidente do clube. "Os jogadores sentiram a pressão de jogar em São Paulo."
O fracasso psicológico acontece no único time desta competição que tem uma profissional da área. "A psicóloga foi nossa primeira contratação, um dia após a fundação clube", diz José Ibrahim Soares, diretor e chefe da delegação.
Um dos motivos do fracasso pode ser o excesso de confiança. "Tinham dito para a gente que o Palmeiras era fraco", disse anteontem o centroavante Fred ao deixar o Parque Antarctica.
(MD)

Texto Anterior: Capivariano é a surpresa da Copa SP de juniores
Próximo Texto: Seleção sub 20 aplica goleada sobre Paraguai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.