São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Quero o meu; Fora dos planos; Cuidados com a base; Investigação prévia; Interesse externo; Reta final; Só depois; Nem aí; Mais um seminário; Fim de férias

Quero o meu
O PFL se acalmou após Bornhausen reclamar com FHC que só o PSDB estava nomeando para o segundo escalão. O PFL diz que as nomeações pararam, mas definiu um alvo: Clóvis Carvalho, que estaria beneficiando os tucanos.

Fora dos planos
As pressões de partidos governistas para indicar diretores dos Correios devem esbarrar na disposição do governo de privilegiar, nessa área, nomes técnicos. Pessoas ligadas ao PFL já perderam seus cargos nas Comunicações.

Cuidados com a base
O governo precisará saber agradar aos partidos menores na articulação dentro do Congresso e nos cargos de 2º e 3º escalões. Caso contrário, PL, PP e PPR poderão formar um bloco com cerca de cem deputados e disputar espaço.

Investigação prévia
As nomeações de 2º escalão estão demorando até cinco dias entre a indicação pelos ministros e sua publicação no "Diário Oficial". É que passam por um desvio no Planalto, pelos escaninhos da SAE.

Interesse externo
Desde a posse, FHC recebeu oito pedidos de entrevista do exterior –inclusive "La Repubblica" (Itália) e BBC. A rádio inglesa prepara um programa sobre a festa dos 50 anos da ONU, quando FHC fará o discurso de abertura.

Reta final
A cúpula do PSDB quer que as bancadas na Câmara e no Senado decidam nessa semana os nomes de seus líderes. O caso mais complicado ainda é o dos deputados: Franco Montoro e José Aníbal seguem como candidatos.

Só depois
Caciques tucanos prevêem que FHC vai aguardar a escolha dos líderes dos partidos governistas antes de confirmar os nomes dos líderes do governo na Câmara e no Senado. Quer tempo para analisar o quadro em cada bancada.

Nem aí
Impressionados com a falta de articulação do governo para aprovar a MP sobre impostos, petistas apontam que o texto inclui passos para a desindexação, prioridade da Fazenda. Mesmo assim, dizem, não há maior empenho oficial.

Mais um seminário
Nos dias 27 e 28 Paulo Renato fará seminário interno com seus principais auxiliares na Educação para definir as políticas setoriais. O espírito acadêmico se espalha do Planalto para os ministérios.

Fim de férias
Lula deve reaparecer no próximo fim-de-semana, na primeira reunião do ano da Executiva Nacional do PT. O partido começará a discutir seu papel na oposição.

Próximo Texto: Quem cedo madruga...; Reminiscências ministeriais; Opção; Impacto; Novos companheiros; Fome demais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.