São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista aponta erros de biologia em livro do papa João Paulo 2º

TOM WILKIE
DO THE INDEPENDENT

Os ensinamentos sobre contracepção da Igreja Católica Romana estão baseados em biologia obsoleta, e o papa João Paulo 2o não conhece a genética moderna, segundo crítica ao livro escrito pelo papa, cujo título no Brasil é Cruzando o Limiar da Esperança.
O último número da revista científica Nature publicou uma lista de erros no entendimento da Igreja sobre biologia básica.
Seu autor, John Godfrey, geneticista da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), negou que a lista fosse um ataque à Igreja.
O papa teria errado ao assumir que há um instante onde a fertilização acontece.
Para Godfrey, ela pode envolver mais de um espermatozóide, tornando impossível estabelecer um instante onde o óvulo fertilizado adquire uma identidade genética.
Mesmo a ativação –que inibe a fertilização do óvulo por vários espermatozóides– ocorre rapidamente, mas não instantaneamente, segundo o cientista.
Ativação também não seria o momento da concepção, pois esta é anterior à mistura dos genes do pai e da mãe –ou seja, antes que a identidade genética do embrião se estabeleça.
Aproximadamente nos primeiros quatro dias, de acordo com Godfrey, todas as características determinadas geneticamente do ovo fertilizado são maternais.
Somente depois desse período é que os genes paternos começam a atuar, com a expressão genética caracterizando o novo indivíduo.
Godfrey diz que o ser humano que emerge da embriologia representa um processo muito suave.

LEIA MAIS
Sobre o papa à pág. 2-10

Texto Anterior: Transição começa com 2 convênios
Próximo Texto: Serra leva ex-assessora para a Política Urbana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.