São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens entram de sola na sandália

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os homens brasileiros decidiram deixar de sofrer com o calor, pelo menos no que diz respeito aos pés. Os sapatos fechados e até o inseparável tênis estão sendo substituídos pelas sandálias.
Não tão bonitas, mas muito confortáveis, as sandálias deixaram de ser "coisa de praia" para começar a aparecer nos escritórios, cinemas, restaurantes e até em algumas festinhas mais despojadas.
Depois do relançamento das Havaianas é a vez das alemãs birkenstock fazerem sucesso.
Já são o modelo mais vendido em lojas como a Side Walk e a Birello. A Perere, loja importadora da original alemã, tem problemas de estoque há três meses.
"O estoque que eu deveria receber para o Natal, só vou ter em fevereiro. Vendo cerca de 150 pares por mês só para homens, que são responsáveis por 40% das vendas", disse a proprietária Jenifer Patricia Buser Guedes, 40.
A moda da sandália para homens não é exclusividade do Brasil. O editor de moda da revista norte-americana GQ, Bruce Passk, 27, especializado em sapatos, disse à Folha, por telefone de Nova York, que os americanos também já adotaram o modelo, mas de uma forma mais reservada.
"Os americanos usam muito as sandálias. Eu mesmo tenho três pares só de birkenstock e acho que a moda veio para ficar porque as sandálias são clássicas, mas não para serem usadas no trabalho", disse Passk.
O editor norte-americano acredita que o modelo é ideal para a praia ou para depois do trabalho.
Em um restaurante tradicional, por exemplo, poderia gerar algum desconforto ou até correr o risco de ser barrado na porta.
"Algumas pessoas podem usar birkenstock em restaurantes mais alinhados e parecerem chiques. Depende da situação e de estar à vontade. Eu até iria de sandália em um restaurante da moda, mas nunca nos mais chiques", afirma.
O editor de moda da Editora Abril, Fernando de Barros, 70, concorda com Passk. "As sandálias não são deselegantes. Há alguns modelos maravilhosos que podem ser usados em um cinema ou em um restaurante mais popular, mas nunca em um Fasano, por exemplo", disse Barros.
Para trabalhar, as sandálias estão proibidas, segundo os especialistas em moda.
"Eu adoro sandálias, mas não são apropriadas para o local do trabalho. É claro que depende de onde você trabalha, algumas pessoas trabalham em locais informais, como em lojas de praia", disse.
Fernando de Barros acredita que os brasileiros começam a criar seu próprio estilo de vestir.
"É provável que em cinco anos todo mundo esteja usando sandálias e até em lugares antes não permitidos", disse Barros.
No aeroporto, por exemplo, já não se "torce o nariz" quando um passageiro está de sandália.
"Nós temos uma visão muito paulista. No Nordeste a sandália é comum. Viajar com um par delas não é estranho", disse Barros.
Já para os norte-americanos, o aeroporto é um lugar formal. "Você deve usar gravata, ou algo tão elegante quanto. Isso não é uma regra. Eu só acho que é melhor usar sapatos em vez de sandálias."

Texto Anterior: Unicamp tem 2ª fase amanhã
Próximo Texto: Saiba quando usar sandálias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.