São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade Federal do Rio mantém concurso após proibição

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mantém abertas até amanhã as inscrições para um concurso com 1.200 vagas para funcionários técnico-administrativos, apesar da suspensão dos concursos pelo Governo Federal.
Decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso publicado no "Diário Oficial" da última sexta-feira suspendeu novos concursos públicos e nomeações para cargos na administração direta, autarquias e fundações.
Para o reitor da UFRJ, Paulo Alcantara Gomes, 49, o decreto é claro ao falar de "novos concursos", o que, segundo ele, exclui os que já estão em andamento.
"Mesmo assim estamos consultando a SAF (Secretaria da Administração Federal), que já havia autorizado o nosso concurso no ano passado", afirma o reitor.
As vagas são para 70 cargos diferentes. A maioria, segundo Alcantara, são para o hospital universitário, com mil leitos. Outras são de técnicos para novos cursos que a universidade oferece, como radialismo.
O reitor afirma que a universidade suspendeu a nomeação de professores aprovados em concurso, obedecendo ao decreto.
"Vamos pedir uma autorização especial para contratá-los porque não podemos começar o ano letivo sem estes novos professores", afirma.
Sem o concurso, a UFRJ tem 10.370 funcionários e 3.400 professores. Os alunos de graduação são 23,5 mil e os de pós-graduação 9.000. A proporção aluno/funcionário é de 3,13. Na USP (Universidade de São Paulo), que é estadual, é de 3,11.
O orçamento por aluno em 94 é também maior na UFRJ: US$ 8.307 contra US$ 7.600 da USP. O reitor Paulo Alcantara Gomes afirma que não é possível comparar universidades com vocações diferentes.

Texto Anterior: Defeito em Itaipu causa blecaute de 54 min em SP
Próximo Texto: Covas repete estilo de Jânio e faz incertas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.