São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem morre com dengue em Cuiabá

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Um motorista de 42 anos morreu anteontem em Cuiabá (MT) de dengue hemorrágica. É o primeiro caso fatal da doença no Estado, segundo Lúcia Dias, 30, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Existem mais dois casos suspeitos na cidade.
Lúcia disse que o motorista apresentou os primeiros sintomas de dengue clássica na última sexta. No sábado, foi internado no hospital Santa Cruz, em Cuiabá, com sangramento nasal e apresentando sangue nos vômitos e fezes. No domingo, entrou em coma e acabou morrendo na segunda-feira. Seu nome não foi revelado.
A transmissão da doença é feita através da picada do mosquito Aedes aegypti. Lúcia disse acreditar que o motorista tenha sido contaminado no bairro de Barbado, onde tinha escritório. O bairro foi inundado pela cheia do rio Cuiabá, na semana passada.
A dengue hemorrágica é o estágio mais avançado da dengue clássica. O paciente começa sentindo frio, tem febre, dores musculares, nas articulações e nos olhos. A partir do quarto ou quinto dia, a doença evolui para dengue hemorrágica, com hematomas na pele, sangramento nasal e nas gengivas e sangue no vômito e nas fezes. Tem cura se for tratada cedo.

Texto Anterior: Pais acampam na frente de escolas para conseguir uma vaga no Paraná
Próximo Texto: Acusada por peixe estragado aponta 'trama'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.