São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro mostra como fazer estereogramas

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois dos livros de estereogramas –imagens tridimensionais produzidas por uma disposição lógica de pontos numa folha de papel– tornarem-se best sellers, a febre do Olho Mágico chega aos microcomputadores.
Vários programas específicos para a criação destas imagens, também conhecidas como RDS (sigla em inglês para Random Dots Stereogram, ou estereograma de pontos aleatórios), já estão disponíveis nas principais redes de computador do mundo, inclusive no Brasil.
Para os que ainda não se acostumaram à idéia de receber programas pelo modem, as livrarias já oferecem livros que ensinam como criar os estereogramas. Alguns deles acompanham disquete com versões reduzidas de programas específicos para este fim.
Imagens Ocultas: Criando Estereogramas no PC (ed. Axcel Books) é um dos títulos disponíveis. O livro é acompanhado de um disquete de 360 kbytes, que traz a versão shareware do programa PopOut Lite.
O shareware é uma forma de distribuição de programas em que o usuário deve pagar pela cópia, caso queira continuar usando. No caso do PopOut, quem registrar o programa recebe uma cópia avançada do software.
O livro explica de forma bastante didática o que é um estereograma e como criá-lo. Os autores mostram como nosso cérebro é enganado pelos pontos e dão a "fórmula" para a criação de RDSs.
Segundo os autores, o computador não é indispensável para a criação de estereogramas, apesar de facilitarem imensamente a tarefa. De fato, estas imagens são um conjunto ordinário de (muitos) pontos que seguem uma lógica não muito complexa.
O programa que vem com o livro –que roda sob "Windows"– gera os estereogramas a partir de telas criadas com qualquer programa gráfico, que pode ser até o "Paintbrush" do "Windows".
Os resultados são gravados nos formatos gráficos mais populares, podendo ser visualizados na própria tela ou impressos pelo mesmo "Paintbrush".

Texto Anterior: Assistência técnica faz diagnóstico rápido
Próximo Texto: Computador da Apple vira agente literário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.