São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Danificados tesouros de Kyoto

DA REDAÇÃO

O terremoto ocorrido em Kyoto anteontem destruiu importantes bens culturais japoneses, alguns considerados patrimônios do país. Estátuas budistas foram fortemente danificadas pelos tremores.
Vários templos e santuários, contendo alguns tesouros nacionais, também foram atingidos. Entre eles, estavam os templos de Sanjusangendo e de Higashiyama, considerados pela ONU patrimônios culturais da humanidade.
Um monge de 54 anos de um dos templos disse que foi a primeira vez que as construções sofreram algum tipo de dano decorridos de um terremoto. Segundo ele, as estátuas devem ser restauradas no Museu Nacional de Kyoto, assim que possível.
Uma porta do templo de Daikakuji com uma famosa pintura, considerada importante patrimônio cultural, partiu-se em três pedaços. A pintura era de autoria de Azuchi-Momoyama (1568-1600).
Pessoas ligadas ao templo disseram que este terremoto foi o pior que eles já presenciaram e ainda não sabem o que fazer com a pintura destruída.
As paredes de templo de Daigoji, incluindo um famoso pagode, apresentaram rachaduras.
No templo de Seiryoji, no bairro de Ukyo, uma estátua Amida, considerada um tesouro nacional, foi parcialmente destruída.

Texto Anterior: Kobe é símbolo de abertura
Próximo Texto: AJUDA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.