São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto de ônibus será na Rebouças hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Os motoristas de ônibus voltam a fazer hoje a "operação tartaruga". Das 6h às 9h, os ônibus vão circular com velocidade reduzida nos corredores das avenidas Rebouças (entre Brasil e Paulista) e Paulista (entre Ana Rosa e Consolação), na zona oeste.
A retomada da operação, que aconteceu na terça-feira na zona sul, foi decidida após o cancelamento da negociação entre os sindicatos dos motoristas e das empresas ontem à tarde.
A operação deve mobilizar cerca de 20% dos 50 mil condutores que trabalham na cidade. Além de andar a 25 quilômetros por hora, os ônibus também não ultrapassarão uns aos outros. Na quarta-feira, a operação provocou 10 km de congestionamento.
O sindicato dos condutores reivindica reajuste de 22,07% referente ao IPC-r acumulado de julho a dezembro de 94, além de aumento no valor do tíquete refeição e extensão do convênio médico.
"O Transurb (sindicato das empresas) não tinha nenhuma contraproposta concreta e decidimos que não haveria reunião", afirmou José Alves do Couto Filho, presidente do sindicato dos condutores.
Ontem à tarde, Couto se reuniu com o secretário municipal dos Transportes, Walter Coronado Antunes. Ficou acertado que Antunes se reunirá às 9h com o Transurb e às 14h com os motoristas.
"O secretário vai mediar as negociações, mas enquanto isso, nós faremos a operação", disse Couto.
O presidente do Transurb, Maurício Lourenço da Cunha, 34, afirmou que só terá uma contraproposta no início da próxima semana. "Preciso saber como vamos gerar o dinheiro para pagar o reajuste dos salários. É muito difícil conceder o aumento sem uma contrapartida."
O reajuste do preço da passagem está proibido até julho por causa da lei que criou o real.

Texto Anterior: Falta d'água atinge 250 mil pessoas hoje
Próximo Texto: Debate enfoca descriminação das drogas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.