São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canadá aumenta taxas de juros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Banco Central do Canadá aumentou em quase um ponto percentual as taxas de juros que ficaram em 8,21%. O objetivo da medida é ajustar o dólar canadense, segundo informações da autoridade monetária.
O aumento dos juros foi acompanhado pelos principais bancos que subiram as taxas preferenciais (prime rate) a 9,25%, o nível mais alto dos últimos anos.
A decisão do Banco Central estabilizou a moeda canadense, que se situou no fechamento do mercado a 70,49 centavos do dólar norte-americano, a pior cotação desde março de 86.
Os especialistas explicam a situação como falta de confiança dos investidores estrangeiros nas finanças do país, em especial por causa do endividamento público.
O governo canadense vai apresentar seu orçamento dentro de seis semanas e segundo informações do mercado, deve cortar os gastos para reduzir o déficit.
O ministro de Finanças, Paul Martin, recebeu "luz verde" para seu plano de redução do déficit e expressou confiança nos mercados. Os especialistas acreditam que deve haver novo aumento das taxas de juros.

Texto Anterior: Custo da cesta básica em SP apresenta recuo de 0,05%
Próximo Texto: Licitação e seguro-fiança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.