São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Templos resistem a 2.500 anos de pilhagem

MARIO CESAR CARVALHO

Construções gregas do 5º século a.C. foram atacadas por cartagineses, bizantinos, árabes, cristãos e na 2ª Guerra
Na Sicília
Pense em Atenas quando for à Sicília. Sob o governo de Péricles (495-429 a.C.), Atenas deu ao mundo três monumentos da cultura clássica: a Acrópole, as esculturas de Fídias e o teatro de Ésquilo.
Selinunte, uma colônia grega na Sicília, tinha mais templos do que Atenas. Siracusa, outra colônia, tinha Arquimedes, o mais importante matemático da Antiguidade. Platão, quando imaginou a cidade ideal, tinha em mente Siracusa. E Ésquilo preferiu passar a velhice em Gela, na Sicília.
É preciso pensar em Atenas no seu esplendor quando se vai à Sicília porque colônia, à época, não era só arrabalde do império.
É preciso pensar em Péricles porque foi durante seu governo que foram construídos os principais templos gregos na Sicília.
O resultado é que a Sicília tem hoje conjuntos de templos que não são encontrados nem na Grécia.
O mais cultuado dos conjuntos está no Vale dos Templos, em Agrigento. Não é um nome-fantasia: são seis templos construídos entre o 6º e o 4º século a.C, tendo ao fundo o mar Mediterrâneo.
O único conjunto que rivaliza em porte, mas não em preservação, com o do Vale dos Templos é o de Selinunte: sete templos.
O templo G de Selinunte, batizado com uma letra porque não se sabe que divindade era cultuada ali, é um dos maiores do mundo grego: mede 113,34 m x 54,05 m.
Tão impressionante quanto o porte e a beleza é o fato de estarem de pé. Agrigento foi destruída pelos cartagineses no 4º século a.C., tomada pelos romanos um século depois, conquistada pelos bizantinos, pelos árabes em 827 e voltou ao domínio siciliano no século 14.
O Templo da Concórdia, em Agrigento, virou igreja cristã no século 6º. Taormina, que abriga um teatro greco-romano encravado num monte, cuja paisagem de fundo mostra falésias e o Etna, foi bombardeada na Segunda Guerra.
Todos sobreviveram. Pelo menos nos templos, a barbárie não triunfou sobre a beleza. (MCC)

Texto Anterior: Há pacotes a partir de US$ 575
Próximo Texto: Terra fértil levou os gregos à Sicília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.