São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995 |
Próximo Texto |
Índice
Veja a nova picape que a GM lança em março
RICARDO CARVALHO RODRIGUES
Veículos antecipa o desenho definitivo da versão que será oficialmente apresentada ao público brasileiro no mês que vem. A grande novidade está na dianteira da picape. É mais arredondada e aerodinâmica que a de sua similar S10 norte-americana (veja foto abaixo), da qual deriva. Pára-choque, faróis, lanternas, grade e pára-lamas passaram por reestilização em relação ao modelo feito nos EUA, deixando o utilitário mais atraente. A picape tem suspensões independentes e freios a disco na frente –eixo rígido com feixes de molas e freios a tambor atrás. O estepe, como na versão americana, fica sob o assoalho da caçamba. Internamente, traz equipamentos e conforto de carro. Os bancos do motorista e do passageiro têm encostos e apoios de cabeça individuais, mas o assento permite acomodar até três pessoas. A versão fotografada é a standard, a mais simples do modelo. Haverá também uma versão mais luxuosa, com direção hidráulica, ar-condicionado, painel completo e sistema de acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores. A picape flagrada tem motor de 2.200 cc. É o mesmo do Omega, mas com injeção eletrônica central (mais simples, barata e menos eficiente que a do carro de luxo), como mostra o logotipo EFI (Electronic Fuel Injection). Futuramente deve receber o motor 4.1 nacional ou V6 importado. O câmbio mecânico de cinco marchas tem alavanca no assoalho. A Folha apurou que a picape ganha ainda versão a diesel neste ano. Terá o novo motor Maxion, desenvolvido com tecnologia Rover inglesa, o mesmo dos atuais Land Rover Defender e Discovery. É um motor moderno, de alta rotação, mais leve (pesa 257 kg), econômico, silencioso e menos poluente que o atual da picape Chevrolet D-20 (de 325 kg). Com quatro cilindros e 2,5 litros, atinge 112 cv de potência a 4.000 rotações por minuto. Outras versões Até o fim do ano, a S10 nacional deve ganhar opção de cabine avançada (mais longa) e, depois, a cabine dupla, com quatro portas. Posteriormente virá uma versão Blazer (perua compacta), com duas e quatro portas. No país, a nova picape Chevrolet vai concorrer com a recém-lançada Ford Ranger (veja abaixo), que custa a partir de R$ 18,7 mil. (Ricardo Carvalho Couto) Colaborou Sérgio Rodrigues Torres, free-lance para a Folha Próximo Texto: Aumentam promoções para vender usados Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |