São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Veja a nova picape que a GM lança em março

RICARDO CARVALHO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Conheça as linhas da nova picape média que a General Motors lança no início de março no país. O utilitário foi fotografado quando fazia testes finais de fábrica em estrada no interior de São Paulo.
Veículos antecipa o desenho definitivo da versão que será oficialmente apresentada ao público brasileiro no mês que vem.
A grande novidade está na dianteira da picape. É mais arredondada e aerodinâmica que a de sua similar S10 norte-americana (veja foto abaixo), da qual deriva.
Pára-choque, faróis, lanternas, grade e pára-lamas passaram por reestilização em relação ao modelo feito nos EUA, deixando o utilitário mais atraente.
A picape tem suspensões independentes e freios a disco na frente –eixo rígido com feixes de molas e freios a tambor atrás. O estepe, como na versão americana, fica sob o assoalho da caçamba.
Internamente, traz equipamentos e conforto de carro. Os bancos do motorista e do passageiro têm encostos e apoios de cabeça individuais, mas o assento permite acomodar até três pessoas.
A versão fotografada é a standard, a mais simples do modelo. Haverá também uma versão mais luxuosa, com direção hidráulica, ar-condicionado, painel completo e sistema de acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores.
A picape flagrada tem motor de 2.200 cc. É o mesmo do Omega, mas com injeção eletrônica central (mais simples, barata e menos eficiente que a do carro de luxo), como mostra o logotipo EFI (Electronic Fuel Injection).
Futuramente deve receber o motor 4.1 nacional ou V6 importado.
O câmbio mecânico de cinco marchas tem alavanca no assoalho.
A Folha apurou que a picape ganha ainda versão a diesel neste ano. Terá o novo motor Maxion, desenvolvido com tecnologia Rover inglesa, o mesmo dos atuais Land Rover Defender e Discovery.
É um motor moderno, de alta rotação, mais leve (pesa 257 kg), econômico, silencioso e menos poluente que o atual da picape Chevrolet D-20 (de 325 kg).
Com quatro cilindros e 2,5 litros, atinge 112 cv de potência a 4.000 rotações por minuto.

Outras versões
Até o fim do ano, a S10 nacional deve ganhar opção de cabine avançada (mais longa) e, depois, a cabine dupla, com quatro portas.
Posteriormente virá uma versão Blazer (perua compacta), com duas e quatro portas.
No país, a nova picape Chevrolet vai concorrer com a recém-lançada Ford Ranger (veja abaixo), que custa a partir de R$ 18,7 mil.
(Ricardo Carvalho Couto)

Colaborou Sérgio Rodrigues Torres, free-lance para a Folha

Próximo Texto: Aumentam promoções para vender usados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.