São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
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Mondeo é veloz e tem boas suspensões

GRACILIANO TONI
EDITOR DE INFORMÁTICA

A Ford parece ter acertado quase no centro do alvo ao escolher o Mondeo, fabricado na Bélgica, para substituir as versões mais caras do Versailles.
O carro tem ótimas suspensões –entre as melhores em carros importados– e é gostoso de guiar, graças ao motor potente, à ótima direção e aos comandos todos no lugar certo.
A empresa só errou feio no preço –mirou mais para o alto do que deveria. A versão GLX, avaliada por Veículos, custa US$ 40 mil com todos os opcionais.
O valor é quase igual ao de um Omega GLS 4.1, maior e com melhor acabamento. Chega perto também dos Passat importados e empata com um BMW Compact.
O Mondeo tem, para enfrentar rivais de tanto peso, bom motor 2.0 com quatro válvulas por cilindro. Silencioso e com pouquíssima vibração, permite ao carro bom desempenho em estrada.
A transmissão do Mondeo parece ter sido projetada para trânsito rodoviário. As marchas são muito longas –o carro atinge alta velocidade em cada uma, mas demora para acelerar.
Uma solução para melhorar o desempenho do carro em vias tortuosas e na cidade é usar bastante o câmbio, reduzindo as marchas com maior frequência.
Isso não chega a ser penoso para o motorista. Com pequeno deslocamento do braço, a leve alavanca de câmbio vai da posição de uma das marchas a outra.
Porta-malas amplo, estabilidade acima da média e bancos confortáveis completam a lista de boas qualidades do Mondeo.
Carregado –motorista e quatro passageiros, sem bagagem–, o carro raspa também em lombadas, mesmo nas não muito altas.
O acabamento do carro é correto, sem muito refinamento. Falta, por exemplo, espelho de cortesia no pára-sol do motorista. O do passageiro não tem iluminação.
O banco traseiro é ótimo para quem tem até 1,8 m de altura. Acima disso, a cabeça fica encostada no teto. O acesso ao carro é fácil na frente e atrás.
Desenho
Os estilistas responsáveis pelo Mondeo capricharam mais no interior do carro que nas formas da carroceria. O painel do carro é harmonioso e funcional –seu único defeito é ter termômetro de água escondido.
Externamente, as lanternas traseiras e os faróis elípticos se destacam e podem ser classificados de bonitos.

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