São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direito autoral; Medida; Heresia; Do contra- 1; Do contra 2; Baixa produtividade; Santo remédio

DO CONTRA- 1

Direito autoral
A invenção da minissaia é atribuída à estilista inglesa Mary Quant, mas também disputam a autoria da míni os franceses Pierre Cardin e Courréges.

Medida
A autêntica minissaia devia ficar pelo menos 15 cm acima do joelho, mas já nos anos 60, as mais ousadas chegavam a usar modelos até 10 cm mais curtos.

Heresia
Em 6 de maio de 1967, a atriz italiana Cláudia Cardinalle foi de minissaia a uma audiência com o papa. A visita motivou a primeira reação da Igreja contra o traje, que degradaria a mulher.

Em 1968, o costureiro Clodovil Hernandes afirmou que a minissaia era antiestética. "A moda não vai pegar na alta sociedade se depender dos meus modelos", disse, à época.

Segundo levantamento do Instituto Francês de Opinião Pública, feita em 1968, 78% dos franceses preferiam ver suas mulheres vestindo calça comprida à vê-las de minissaia.

Baixa produtividade
Em 1970, a minissaia foi acusada de diminuir a capacidade de trabalho. A empresa norte-americana Serge A. Birn observou 1.500 trabalhadores e concluiu que um funcionário perdia uma hora de trabalho por dia olhando para pernas femininas.

Santo remédio
Também em 1970, os médicos ingleses Sidney Harris e Norman Moss afirmavam que a minissaia evitava dores nas costas. Segundo eles, quando usam saias curtas as mulheres abaixam-se com mais cuidado, flexionando os joelhos.

Texto Anterior: SAIA DE MICRO
Próximo Texto: A EVOLUÇÃO DA SAIA NO SÉCULO 20
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.