São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músicos ensinam MPB a 1.500 participantes de curso em Curitiba

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Os músicos Baden Powell, Egberto Gismonti, Altamiro Carrilho, Amilton Godoy e Hermeto Pascoal estarão reunidos durante esta semana em Curitiba (PR) para ensinar MPB aos alunos da 3ª Oficina de Música Popular Brasileira.
O curso faz parte da 13ª Oficina de Música de Curitiba, que reúne, desde 2 de janeiro, 1.500 músicos de várias cidades do país.
O violonista Baden Powell foi o primeiro a chegar a Curitiba. De hoje até quinta-feira, ele fala sobre "Interpretação do Samba" no teatro do Paiol.
"Os novos valores existem e sempre me procuram nos camarins com boas músicas e poesias", afirmou Powell, que participa do encontro pela primeira vez.
As aulas de MPB serão de curta duração e terão número limitado de participantes. Até o final da tarde de ontem, a coordenação do curso ainda não tinha o número de inscritos.
"É o maior evento didático de MPB no país", afirmou ontem o maestro Roberto Gnattali, coordenador pedagógico da oficina de MPB. Segundo ele, a partir de hoje estão sendo oferecidos 30 cursos intensivos e um ciclo de palestras sobre a produção musical brasileira. "É mais do que o dobro dos cursos oferecidos no ano passado", disse o maestro.
A 13ª Oficina de Música de Curitiba ofereceu este ano mais de cem cursos, ministrados por 90 professores –sendo 15 estrangeiros– para 1.500 alunos.
Os alunos vêm de todo o Brasil e países vizinhos e trazem desde instrumentos pequenos –gaitas de boca e flautas– até violoncelos.
A Prefeitura de Curitiba patrocina a oficina –cedendo o Solar do Barão, um casarão no centro da cidade–, junto com o Banco do Brasil –que repassou R$ 150 mil– e a Fundação Cultural de Curitiba, da Secretaria Municipal da Cultura.
Além do curso de música popular brasileira, a oficina ofereceu cursos de música erudita e antiga. O encerramento geral da oficina acontecerá em 5 de fevereiro, com um show de Altamiro Carrilho no teatro Guaíra.
Os alunos farão um espetáculo de encerramento no dia 2 de fevereiro, entre 19h e 21h, no quintal do Conservatório de MPB, no centro.

Texto Anterior: Epidemia de dengue atinge sul de Goiás
Próximo Texto: Aluna mais nova tem sete anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.